o Seu amor dura para sempre 26

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 26
Loading
/

O Regresso do Povo de Deus

Leitura bíblica
Jeremias 50.1-46, Jeremias 51.1-64, Salmo 140.12-13, Romanos 12.19-21.

Há muito tempo, talvez uns quinze anos atrás, os meus amigos convidaram-me a ver um filme com eles. Não verifiquei que filmes estavam a passar – o que é que importava? Instalámo-nos, a rir, com pipocas e doces. Depois levantei os olhos para o ecrã e vi as antestreias mais aterradoras de coisas horríveis que nunca tinha sequer imaginado – nas antestreias! Tinha a certeza de que não ia ficar no meu lugar, pagando essencialmente do meu dinheiro e do meu tempo para ser atormentado.

A diversão e o perigo do mundo estão equilibrados numa linha ténue. Eu não teria perdido a minha alma eterna ao ver um filme tão pungente. Deus não vai arrancar a minha salvação por causa de uma festa a que fui na faculdade, mas as nossas pequenas decisões quotidianas determinam o curso da nossa vida. É tentador seguir o curso do mundo e deixar o curso da piedade para outro dia.

Esta passagem prediz o julgamento que Deus trouxe contra o império babilónico. Vemos o seu cumprimento na conquista medo-persa da Babilónia durante o tempo de Daniel. Enquanto a Babilónia festejava, os medos e persas invadiram e derrubaram o império perverso e insuspeito.

Embora haja um cumprimento específico historicamente registado, também vemos com grande clareza o carácter de Deus e os Seus juízos contra a própria maldade. Como Deus chamou o Seu povo para se afastar da Babilónia perversa, assim Ele sempre nos chamou para nos separarmos do mundo. Enquanto estivermos no mundo, não pertencemos a ele. Somos chamados a ser um povo peculiar, um sacerdócio santo separado para as boas obras (1 Pedro 2.9).

O apelo de Jeremias para nos separarmos da Babilónia é colocado no meio de uma série esmagadora de avisos e predições de desgraça. A destruição da Babilónia está a chegar, um juízo imparável e devastador. Aqui vemos o carácter justo de Deus, que não pode ignorar a maldade do mundo; uma e outra vez, Ele condena-os pela sua idolatria. Ele punirá as suas “imagens esculpidas” porque “o Senhor é um Deus de retribuição; ele certamente retribuirá” (Jeremias 51.52,56). Esta ideia de justiça pode tornar-nos um pouco desconfortáveis, mas é inseparável da libertação que Deus promete àqueles que confiam n’Ele. Ele não pode tolerar o mal, porque ele é maligno.

A sedução do mundo promete-nos riqueza, prazer e poder deslumbrantes. No entanto, acabará e inevitavelmente resultará na perda do que realmente importa. Ló foi seduzido pelo apelo do mundo quando se estabeleceu em Sodoma (Génesis 13.8-11). Estava numa terra rica e oferecia amplas oportunidades para benefício económico, mas como nos lembra Pedro, “como aquele homem justo vivia entre eles dia após dia, a sua alma justa era atormentada pelos feitos sem lei que via e ouvia” (2 Pedro 2.8).

O apelo de Deus ao Seu povo para fugir da Babilónia é um apelo não só para fugir da desolação final que chega a uma cultura perversa, mas também para fugir do tormento das nossas almas através de uma estreita associação com o mundo. Do outro lado deste aviso, vemos também uma promessa bem-vinda. Deus não nos chama simplesmente para longe da Babilónia; Ele chama-nos a algo:

“E trarei Israel de novo para a sua terra natal, para se fartar com a abundância do Carmelo e de Basã, e para ser feliz, uma vez mais, nas colinas de Efraim e Gileade. Naqueles dias, diz o Senhor, não se encontrará pecado nem em Israel nem em Judá, porque perdoarei tudo ao restante povo que eu proteger.”(Jeremias 50.19-20)

A Sua promessa é a seguinte: enquanto o mundo oferece felicidade, que não pode entregar totalmente – não por muito tempo, pelo menos -, encontramos em Cristo toda a satisfação. Ele chama-nos para um lugar de descanso e bondade, onde a mancha e a memória do próprio pecado foram removidas. Ele é o Pastor de Israel, que nos conduz a pastos tranquilos, e a rios de águas vivas (Salmo 23).

Devocional O Seu amor dura para sempre