Eu Sou 153

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 153
Loading
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Ora Tomé, um dos Doze, a quem chamavam Gémeo, não estava com eles quando Jesus lhes apareceu. Os outros discípulos contaram-lhe: «Vimos o Senhor!» Mas Tomé respondeu-lhes: «Se eu não vir a ferida dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo no lugar dos pregos e a minha mão na ferida do peito, não acredito.» Uma semana mais tarde, os discípulos estavam de novo reunidos em casa, e Tomé encontrava-se com eles. Apesar de as portas estarem fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e exclamou: «A paz esteja convosco!» A seguir disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, estende a tua mão e mete-a no meu peito. Não sejas descrente! Acredita!» E Tomé respondeu: «Meu Senhor e meu Deus!» Jesus disse-lhe: «Crês agora porque me viste? Felizes os que creram sem terem visto.»

João 20.24-29 in Bíblia para Todos

Devocional

A síndrome de Tomé também nos atinge. Por diferentes razões, aqui e acolá, alheamo-nos da vida cristã comunitária e acabamos por perder partes significativas da presença ressurrecta de Jesus. Prescindimos dessa comunhão fraternal por causa do nosso desfalecimento interior e a verdade é que no balanço final saímos a perder em duplicado.

Feitas as contas continuamos murchos espiritualmente e a nossa incredulidade acentua-se. Duvidamos na hora do relato que outros façam sobre o aparecimento de Jesus. Parece bom demais para ser verdade. À semelhança daquele sobre quem recaiu o labéu da falta de fé, também nós, em certas alturas, batemos o pé e afirmamos que só creremos se constatarmos com os nossos próprios olhos. Caso se insista neste discurso ao menos que haja um esforço para na oportunidade seguinte nos expormos à companhia daqueles que partilharam o mover sobrenatural de Jesus.

Aí, no momento por Ele escolhido, aparecer-nos-á para desfazer a nossa descrença. E, porque nos conhece até ao tutano, começará precisamente por nos desafiar a certificarmo-nos que é Ele mesmo em Pessoa: Jesus crucificado e ressurrecto. Haja nesse instante a humildade para confessar: “Meu Senhor e Deus meu!” Sim, felizes são todos aqueles que o declaram não precisando de vê-Lo fisicamente. 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou