o Seu amor dura para sempre 33

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 33
Loading
/

Quinta-feira: A Última Ceia

Leitura bíblica
Marcos 14.12-72, João 16.16-24, João 16.32-33, Salmo 41.7-13, Zacarias 13.7.

A minha amiga tinha atingido um ponto de ruptura. Depois de passar por uma crise e outra crise, ela finalmente desmaiou sob o peso do que lhe pareceu demasiado pesado para suportar. Uma relação tinha acabado de se dissolver. Um tornado derrubou o seu bairro, e ela passou a semana seguinte a fazer voluntariado com Hands-On Nashville. Havia lutas financeiras no seio da sua família. A quarentena COVID-19 suspendeu as suas aulas e, juntamente com ela, a oportunidade de entrar num programa musical para o qual ela já tinha tido quatro chamadas de retorno. Num momento de clareza, ela percebeu, enquanto nos enviava uma mensagem de texto, que o seu aniversário era aquele próximo fim-de-semana – um aniversário que ela provavelmente não seria capaz de celebrar como planeado.

As tristezas da minha amiga são pessoais, mas ela não está sozinha na sua dor. Dores semelhantes são partilhadas por grande parte do mundo neste momento. Há um peso colectivo no ar nos dias de hoje. Pode imaginar a tristeza que Jesus deve ter carregado durante as noites que antecederam a Sua morte? Ele teve a Sua própria tristeza (Marcos 14.34), mas Ele também sofreu pelos Seus amigos (Lucas 22.32), mesmo quando Ele se preparou para carregar o pecado e a tristeza do mundo inteiro sobre os Seus ombros (Isaías 53.4).

Durante a festa da Páscoa com os Seus discípulos – a que chamamos a Última Ceia – Jesus sabe que a tristeza irá encontrá-los em breve. Tentando preparar os Seus amigos para a Sua morte, Ele navega a situação com delicadeza e afirma a tristeza que eles sentirão ao perdê-Lo, um amigo próximo. Ele também lhes assegura que valerá a pena no final. “Tornar-se-á triste”, diz Ele, “mas a sua tristeza transformar-se-á em alegria” (João 16.20). Este estranho conforto é também para as mulheres que sofrem a dor do parto (v.21) ou mártires cristãos que enfrentam a sua própria morte depois de terem defendido uma causa.

A dor não é uma coisa má. Jesus experimentou-a como uma parte natural da condição humana. Mas mesmo afirmando tais sentimentos, Ele dá aos discípulos um quadro para compreenderem a sua esperança futura – um futuro que se estende muito para além do plano do que eles podem ver imediatamente. Sim, eles devem lamentar a Sua morte, mas essa morte foi na realidade uma semente que se desdobraria em nova vida. Jesus faz com que os Seus discípulos saibam com certeza que O verão novamente (v.22). Mesmo que eles não compreendam completamente o que Ele quer dizer, isto muda tudo para eles, tal como muda tudo para nós.

Não importa o que aconteça nesta vida, voltaremos a ver Jesus. Por causa da ressurreição, aqueles que esperam em Cristo Jesus voltarão a ver-se também uns aos outros. Vem aí um tempo em que cada lágrima será enxugada, e os fardos que carregamos serão libertados (Apocalipse 21.4). O velho passará, à medida que a alegria triunfa sobre os nossos problemas e engole a dor da dor.

Em Cristo, temos permissão para sentir a tristeza. Mas também temos o encargo de avançar com coragem e expectativa da nossa esperança futura. “Tereis sofrimento neste mundo”, diz-nos Jesus. “Sede corajosos! Eu conquistei o mundo” (João 16.33).

Devocional O Seu amor dura para sempre