o Seu amor dura para sempre 30

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 30
Loading
/

Segunda-feira: Jesus Limpa o Templo

Leitura bíblica
Marcos 11.12-19, Isaías 56.1-8.

Porque é que Jesus está à procura de figos fora de época? Não fico zangado quando não consigo arranjar um bom morango vermelho em Março – eles estão fora de época e terei de esperar. Sem ressentimentos, meus pequenos morangos suculentos! Encontrar-nos-emos de novo no Verão. Mas Jesus vê a figueira a fazer publicidade com algumas folhas gloriosas de violino e Ele assume que essas folhas prometem frutos. Infelizmente, a promessa de fruta nesta árvore é uma promessa vazia.

Está bem, será que ainda poderíamos lidar bem com uma planta de morango mesmo que ela estivesse adornada com folhas verdes cerosas e escuras no início da Primavera? Sim. Não há problema! Eu provavelmente acharia estranho, partilharia a barra de proteínas no meu bolso com companheiros, e continuaria a caminhada. Então porque é que Jesus ficou tão desapontado com a figueira, mesmo zangado com ela?

Se ler os versículos imediatamente seguintes, o julgamento da figueira é um paralelo directo com o julgamento do templo. Em cada caso, a ira de Deus é visitada sobre a hipocrisia de si mesmo, sobre aqueles que fingem a vida, mas estão vazios dela. A aparência e a substância estavam em conflito; tal como o templo em Jerusalém, tinha a demonstração de fecundidade, mas na realidade era estéril.

Somos todos propensos a gabar-nos de coisas boas, mas menos propensos a entregar. E Jesus conhece-nos: “Reconhecê-los-eis pelo seu fruto” (Mateus 7.16). Assim como devemos ter fome e sede de justiça, assim também Cristo, como nosso Senhor, tem fome e sede de ver a justiça ser confirmada nas nossas vidas (Mateus 5.6). É o fruto que Ele procura. Encontrar em vez disso uma vã e hipócrita demonstração de fé, uma religião superficial, uma devoção fingida, e escondida por detrás dela um coração falso e mundano, é uma afronta ao Seu senhorio.

Este é também um acto destrutivo da mão de Jesus, que é revelador, pois deveria significar para nós o que mais agita a Sua justa ira. O templo dos nossos corações deve estar cheio de oração, cheio da Sua Palavra, cheio do Espírito de Cristo. O templo dos nossos corações pode muito facilmente tornar-se num antro de roubo, roubando os benefícios do Evangelho para nosso próprio proveito, numa justiça vistosa que atrai os aplausos dos homens, no forro dos nossos próprios bolsos, e na apreensão do nosso próprio orgulho.

Podemos parecer deslumbrantemente frondosos de longe, mas de perto estamos enrugados e secos. Mas Ele é a nossa fonte de esperança. Com Ele, o nosso fruto parece adoração, obediência e oração. Devemos estar cheios de frutos suculentos e brilhantes para o Senhor. Quer nos sintamos como cascas secas ou como novas flores, não temos de produzir frutos do ar rarefeito. Jesus é a nossa fonte de vida.

Devocional O Seu amor dura para sempre