o Seu amor dura para sempre 27

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 27
Loading
/

O Regresso do Povo de Deus

Leitura bíblica
Jeremias 52.1-34, 2 Reis 24.10-20, João 2.19-21.

Ao crescer, a nossa família tinha duas tradições favoritas nas noites de sexta-feira: os tacos caseiros e os filmes. Era uma forma de celebrar o fim de uma semana de trabalho/escola com duas coisas que todos podíamos gostar, embora concordar com os ingredientes para os tacos fosse muito mais fácil do que concordar na escolha de um filme. Uma noite, escolhemos “How Green Was My Valley”, com base no romance de 1939 de Richard Llewellyn.

Tínhamos um contexto absolutamente nulo. Alerta de espanto: depois de passarmos duas horas imersos em conflito desolador, morte e amor frustrado numa aldeia mineira de carvão, respirámos um suspiro de alívio e pronunciámo-lo “a coisa mais deprimente que alguma vez tínhamos visto”. O filme tornou-se mais tarde uma piada interna na nossa família. Sendo mais do tipo “Singin’in the Rain”, sempre que um de nós sugerisse outra exibição do filme, gritaríamos do outro lado da sala: “Desde que não seja “How Green Was My Valley”, certo?”.

Quer a nossa crítica não profissional fosse ou não uma descrição justa e precisa da história, é assim que muito do livro de Jeremias se sente. É uma leitura grosseira. A queda de Jerusalém é o último relato do nosso estudo quaresmal antes de entrar na Semana Santa, e nela um exército cerca a cidade e as pessoas são massacradas à direita e à esquerda. No entanto, embora a destruição, o exílio e a morte sejam temas enfatizados, o livro termina com o rei Jeconias de Judá sendo libertado da prisão e restabelecido na presença do rei da Babilónia (Jeremias 52.31-33). Sim! Até que enfim! Depois de uma saga tão desoladora, terminamos com gestos de bondade e misericórdia. Mas será suficiente?

Talvez seja um pequeno salto, mas poderíamos dizer que a conclusão de Jeremias prefigura o nosso conhecimento deste lado da cruz: que, justamente quando as coisas parecem mais escuras, a esperança está em movimento. Deus não abandonou o Seu plano de redenção. Embora Naboconodosor tenha queimado o templo do Senhor (Jeremias 52.13), Jeremias, o povo de Judá, Israel, e Babilónia, são apenas alguns actores chave numa longa linha de tempo da história. Lembre-se que Deus veio como Jesus e permitiu que o templo do Seu próprio corpo fosse destruído para que pudesse ser levantado e restaurado para a nossa salvação (João 2.19-21).

Entrar na leitura de hoje com este conhecimento enquadra a história com esperança. Amigos, ao terminarmos a história de Jeremias, optemos por encontrar a esperança incomparável aninhada entre as páginas da sua conclusão. Porque, na realidade, trata-se apenas de uma conclusão temporária. A misericórdia não é esquecida. Jesus Cristo veio, e Ele está a vir novamente.

Devocional O Seu amor dura para sempre