o Seu amor dura para sempre 23

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 23
Loading
/

A Resposta do Povo

Leitura bíblica
Jeremias 44.1-30, Jeremias 45.1-5, Salmo 79.1-13, Isaías 5.5-7.

Faz parte da minha filosofia paternal nunca fazer esta pergunta: “Porquê?”

Quando o meu filho desenha por toda a parede com uma caneta…
Quando o meu adolescente opta por enfiar toda a sua roupa suja debaixo da cama em vez do cesto para a roupa suja…
Quando a minha filha rebenta em lágrimas súbitas porque não consegue encontrar o lápis de cera verde…

Descobri que perguntar: “Porquê?” é frequentemente confrontado com olhares desconcertados do que com respostas filosóficas profundas. E, no entanto, em Jeremias 44, quando os israelitas contrariaram a notícia do julgamento iminente de Deus, Deus, o nosso Pai amoroso, olhou para os Seus filhos e perguntou amorosamente: “Porquê?”

“Eu, o Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, vos pergunto por que razão fazem tanto mal a vós próprios. Por que me provocam…” (vs.7-8).

O nosso Deus omnisciente e todo-poderoso sabia a resposta, é claro! Mas, como todos os pais que lutam para compreender por que razão o seu filho faria uma escolha que leva à destruição, Deus expressa a Sua exasperação pela persistente rebelião dos Seus filhos. Os israelitas no tempo de Jeremias não eram diferentes de nós. Desde o jardim do Éden, toda a humanidade tem sido grosseiramente deformada pelo pecado. As nossas próprias prisões estão quebradas; corremos em feliz rebelião longe das coisas de Deus. Tal como o apóstolo Paulo, somos deixados a pensar: Por que não posso eu viver a vida que Cristo me chamou a viver? (Romanos 7.15-20).

Quando as nossas perguntas levam a respostas desanimadoras, e enfrentamos o facto de que a destruição de que lemos em Jeremias é uma imagem do castigo que merecemos, a Escritura convida-nos a fazer uma pergunta melhor. Não porquê, mas quem. Quem nos pode salvar do nosso pecado e poupar-nos ao castigo que merecemos?

Jesus! O nosso justo Salvador, que tomou o castigo que merecemos, para que pudéssemos ser poupados do justo julgamento do Pai. Quando o peso do nosso pecado e a realidade da nossa rebeldia nos esmaga, não precisamos de nos preocupar em perguntar: “Porquê?”. Em vez disso, podemos descansar na esperança encontrada ao perguntar: “Quem?”.

“Quem pode trazer uma acusação contra os eleitos de Deus? Deus é aquele que justifica” (Romanos 8.33). Só Jesus é a resposta, e nada nos pode separar do Seu amor (vs.34,38).

Devocional O Seu amor dura para sempre