o Seu amor dura para sempre 19

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 19
Loading
/

O Exemplo dos Recabitas

Leitura bíblica
Jeremias 35.1-19, Jeremias 36.1-32, Joel 2.15-17, Lucas 16.29-31.

O último camião dos bombeiros acabou de desaparecer pela nossa entrada. Os bosques foram completamente encharcados com água e embora os olhos dos meus filhos sejam grandes, as suas histórias já são ainda maiores. Ainda consigo cheirar o vapor da madeira molhada, e o vento é tão forte como há trinta minutos, quando uma pequena chama apanhou o vento e voou através das folhas mortas, espalhando-se pela colina abaixo, antes que eu conseguisse voltar a controlá-lo. Todos e tudo está bem, mas não posso deixar de me perguntar: Será que eu poderia ter evitado isto?

Eu não tenho uma grande história com o fogo. Quando era criança, aparentemente deixei uma vela acesa numa cama coberta por um cobertor e certos adultos responsáveis ainda acham por bem trazê-la à baila todas as Páscoas. (Seria de pensar que eu teria aprendido, certo?) Mas apesar de todas as minhas transgressões passadas relacionadas com o fogo, creio que devo ser perdoado destes erros, uma vez que tudo acabou por correr bem no final.

Estamos habituados a pensar na graça de Deus como um cartão “sair da prisão livre”, um cartão que está indiscriminadamente disponível para cobrir tudo. Esta é a curvatura natural do coração humano. Não vemos assim tanto mal na forma como vivemos, porque vivemos numa cultura de auto-definição: Eu decido o que é certo para mim, e ninguém me deve julgar por isso. Mas o que acontece a essa lógica quando nos encontramos frente a frente com um Deus santo?

Sabemos o que diz a Palavra de Deus. Mas será que ouvimos? Deus apresentou-nos o exemplo dos recabitas, em contraste com a cultura promíscua de Judá sob o reinado de Joaquim. Os recabitas ouviam as palavras do seu antepassado, Jonadab, enquanto Judá nem sequer escutava a Palavra de Deus. Os recabitas continuaram em obediência, geração após geração, resultando na garantia de Deus de que “Jonadab, filho de Recab, nunca deixará de ter um homem para estar sempre diante [de Deus]” (Jeremias 35.19). Entretanto, Judá continuou na sua rebelião, apesar de repetidos avisos proféticos.

O povo de Judá tinha endurecido tanto os seus corações que descartou completamente as terríveis advertências do juízo iminente de Deus feitas pelo rei – atirando as advertências para o fogo. No contexto desta passagem, esta teimosia é chocante e perturbadora. Mas seremos nós tão diferentes?

A verdade começa com notícias duras: Os nossos corações “são mais enganosos do que qualquer outra coisa” (Jeremias 17.9). O reconhecimento deste facto leva-nos à próxima verdade: temos de lidar com um Deus Santo. O que podemos fazer face ao Seu justo julgamento? Não podemos curar os nossos próprios corações, e Ele não pode tolerar a maldade, nem será enganado ou ridicularizado (Gálatas 6.7). O coração endurecido responde ao evangelho como Joaquim: com negação e incredulidade. Um coração assim põe de lado cada aviso, rejeitando arrogantemente a autoridade e santidade de Deus. E “é uma coisa aterradora cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.31).

Há apenas o caminho da vida ou o caminho da morte. O nosso Deus misericordioso abre a porta do modo de vida, mesmo a Judá rebelde: “Talvez quando a casa de Judá ouvir falar de todo o desastre que estou a planear causar-lhes, cada um deles se desvie do seu mau caminho. Então eu perdoarei a sua iniquidade e o seu pecado” (Jeremias 36.3). Deus não só oferece a um povo imerecido e rebelde o dom do perdão, mas também oferece graciosamente a bênção àqueles que têm fome e sede de justiça e amor para andar na Sua lei (Mateus 5.6). Através da Sua graça, Deus estende-nos uma promessa não diferente daquela que Ele ofereceu aos recabitas: as bênçãos contínuas do Seu pacto.

Não endureçais o vosso coração. Recebei a graça que vos é concedida por Jesus! Afastai-vos do mal. Não atirem as Suas advertências para o fogo, mas vivam na bondade de tudo o que Ele vos deu. Por causa de Jesus, Deus perdoar-vos-á abundantemente, e conceder-vos-á paz e alegria eternas.

Devocional O Seu amor dura para sempre