o Seu amor dura para sempre 16

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 16
Loading
/

Carta de Jeremias aos Exilados

Leitura bíblica
Jeremias 29.1-32, 2 Reis 22.3-13.

Está sentado? Quer dizer, confortavelmente? Está tudo em ordem à sua volta – máquina de lavar loiça a trabalhar, chão varrido, jantar no forno, finanças em ordem, a cor certa das almofadas na sua cama, oportunidades excitantes no horizonte, e paz dentro e à sua volta? Por vezes as estrelas alinham-se e todas as nossas circunstâncias parecem estar exactamente sob controlo. Gosto de esperar por esse momento para começar a escrever. Ou de me sentar para ler a minha Bíblia. Costumava sentir-me como se estivesse à espera até estar casado para começar realmente a viver. Mas agora que estou casado com uma família minha, há sempre mais uma peça que determinei faltar no puzzle – mais uma desculpa para me impedir de uma obediência fiel.

É difícil inclinar-se e florescer quando se espera que tudo seja perfeito. Judá estava no exílio a viver na Babilónia, com todas as razões para desistir e apenas passar anos sentada, angustiada, com os braços cruzados. Mas Jeremias chama-os a caminhar em obediência comum, para serem uma bênção para a nação em que se encontram. “Trabalhem para a paz e a prosperidade da Babilónia. Orem por ela, porque se a Babilónia tiver paz, vocês também terão.” (Jeremias 29.7). Eles tinham todos os motivos para odiar os babilónios, mas foram deportados pelo justo julgamento de Deus, que os chamava agora a arrependerem-se, e a caminharem em obediência ordinária e diária.

Muitas vezes queremos que o nosso arrependimento seja uma única demonstração extravagante de remorso. Depois de pensarmos ter feito um acordo suficientemente grande sobre o quanto lamentamos, queremos que tudo volte ao normal: queremos ter o nosso próprio caminho novamente, e queremos que as consequências – as deportações, por assim dizer – sejam invertidas. Mas aqui aprendemos muito sobre a verdadeira natureza da graça e uma relação com Deus: arrependimento e perdão, obediência e bênção.

Em primeiro lugar, o verdadeiro arrependimento não se concentra na remoção das consequências. É um regresso à obediência. O remorso genuíno pelo pecado produz um coração que se afasta do pecado e ama a justiça, independentemente das circunstâncias. Segundo, o perdão de Deus nem sequer tem realmente a ver com as circunstâncias. Não podemos julgar a nossa posição perante Deus simplesmente pelo quão bem parecemos estar a fazer no exterior. O Seu perdão começa por mudar os nossos corações e a nossa posição espiritual perante Ele. As nossas circunstâncias temporais são uma questão secundária. Em terceiro lugar, Deus chama-nos à obediência em todos os momentos. O arrependimento produz a obediência, e a graça dá o fruto da obediência. A obediência é a resposta certa a cada circunstância, seja ela boa ou má. E a obediência ordinária, diária – amando os nossos vizinhos, sendo frutífera, fazendo discípulos – é uma marca contínua do povo de Deus.

Somos chamados a ser uma bênção, mesmo para os nossos captores. Embora isto vá contra todas as inclinações humanas, não deve ser surpresa. Afinal, está no coração da promessa do pacto de Deus a Abraão: “Todos os povos da terra serão abençoados através de vós” (Génesis 12.3), e no mandato de Cristo aos Seus discípulos: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem” (Mateus 5.44).

Cada julgamento de Deus é um dom da Sua misericórdia e graça. Mesmo numa terra estrangeira, Deus promete ao Seu povo a graça da Sua presença: “Serei encontrado por vós” (Jeremias 29.14). Enquanto Ele perdoa as suas iniquidades, Ele próprio lhes dá, e pede que partilhem o conhecimento d’Ele com as nações. Este é o apelo que se tem feito desde o início do mundo: arrependei-vos e acreditai no único Deus verdadeiro. Sede fecundos e multiplicai-vos. Ide e fazei discípulos. “O reino do mundo passou agora a pertencer ao nosso Senhor, e a Cristo, que reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11.15).

Somos todos peregrinos numa terra estranha, errantes como Abraão, como Israel e Judá. Cristo chama-nos à fidelidade a um reino que não é deste mundo: para orarmos a Ele e O buscarmos de todo o coração (Jeremias 29.12-13). Ele chama-nos a recordar que quer estejamos na nossa própria terra ou no exílio, somos embaixadores do Seu reino. A obediência comum dos crentes é talvez a principal defesa para um mundo atento, a beleza do evangelho que aponta para a glória do reino de Cristo.

Devocional 'O Seu amor dura para sempre'