o Seu amor dura para sempre 12

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 12
Loading
/

O ramo justo de David

Leitura bíblica
Jeremias 23.1-40, Jeremias 24.1-10, Êxodo 12.33-38, Colossenses 1.13-14.

Estou sentado à mesa da minha sala de jantar, à beira das lágrimas. Tem sido um bom dia, realmente. Dormi, fiz o pequeno-almoço para a minha família, fui ao ginásio, comi um almoço nutritivo, e agora, a criança está a dormir a sesta e eu estou aqui sentado, sentindo-me tão vazio que podia chorar.

Alguns conselheiros dos dias de hoje seriam rápidos a apontar as minhas muitas bênçãos; para um deles, a minha família está intacta e amorosa uns para com os outros. Outras pessoas poderiam tentar ajudar-me apontando-me na direcção de guias de auto-ajuda, livros para me ajudarem a lidar melhor comigo porque pessoas como eu não deveriam estar a sentir qualquer angústia existencial ou emocional. Outros ainda poderiam lembrar-me que o universo “tem as minhas costas”, que no final, tudo vai ficar bem. Mas será? À primeira vista, as minhas circunstâncias não justificam este nível de emoção. No entanto, tenho a sensação, no fundo, de que algo está errado, que mesmo que tudo à superfície pareça estar bem, tudo à superfície não é tudo o que existe.

É isso que está a acontecer neste capítulo críptico de Jeremias. O povo de Israel tinha sido enganado por falsos professores – professores que a Escritura apelida de “pastores malignos”. Estes professores disseram ao povo que estava tudo bem. Mesmo que vivessem vidas em pecado, estes mestres prometeram que Deus lhes concederia a paz (Jeremias 23.17). Os falsos mestres encorajaram o povo a persistir nas suas acções sem Deus, e quando o povo sentiu pressentimentos de tristeza a surgirem – o que poderia levá-lo ao arrependimento – os maus mestres distraíram o povo com histórias dos seus sonhos e palavras falsas erradamente atribuídas a Deus.

E aqui está algo importante a retirar desta passagem: Deus não tem paciência para as pessoas que falam em seu nome, e falam falsamente. Ao escrever este devocional que uma grande comunidade de todo o mundo irá ler, devo levar este aviso a sério. Aqueles que tentam comunicar as verdades das Escrituras são mantidos a um nível elevado e exigente.

Por vezes, um pastor tem de magoar as ovelhas com o seu cajado, a fim de manter o rebanho unido. Por vezes, estes são actos de misericórdia. As palavras de bondade e encorajamento têm o seu lugar. As palavras de disciplina e correcção são igualmente valiosas. Mas eu preciso de um médico que não me dê açúcar para o meu diagnóstico. Preciso de um amigo que me possa olhar nos olhos e dizer: “Sim, esta tristeza que sentes é real, e é decorrente do facto de toda a tua vida estar estruturada em torno de servir as tuas próprias necessidades e desejos, em vez de servir os outros”. Preciso de professores que me digam a verdade, mesmo quando a verdade dói.

Vivemos numa cultura que anseia pelo Deus todo-misericordioso, que cura, que ama – e Ele é. E no entanto, uma e outra vez nas Escrituras, Ele usa imagens como os figos bons e maus (Jeremias 24) para representar a realidade de que virá um dia de julgamento, em que as nossas acções serão medidas e pesadas. Sabendo isto, o Senhor providenciou novamente outra forma para que um dia, as Suas ovelhas não tenham mais medo ou desânimo, nem falte nenhuma. Ele declarou:

“Porque vêm dias, diz o Senhor, em que porei um Renovo justo sobre o trono de David.” (Jeremias 23.5).

As nossas vidas aqui são importantes. As nossas escolhas aqui importam. E quando nos desviamos, o nosso Deus não nos grita ordens de longe para nos levar de volta ao lugar a que pertencemos. Não, o nosso Salvador veio até nós para nos proporcionar um caminho para Deus Pai. E quando nos desviamos, Cristo não grita que nos ama de longe; Ele fornece um caminho para Deus em nosso nome, um caminho que se estende entre o Pai e nós. Através de Jesus Cristo, “Porque foi Deus quem nos livrou do império das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho amado; o qual pagou para nós a redenção e o perdão dos pecados.” (Colossenses 1.13-14). O objectivo final não é apenas o céu, um dia. É estar perto de Deus agora mesmo, hoje.

Devocional 'O Seu amor dura para sempre'