o Seu amor dura para sempre 11

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 11
Loading
/

Jeremias obrigado a pregar

Leitura bíblica
Jeremias 20.1-18, Jeremias 21.1-14, Jeremias 22.1-30, Isaías 9.6-7, João 11.25-26.

Alguma vez sentiu Deus colocar no seu coração uma mensagem que não podia deixar de partilhar? Por vezes essa chamada chega quando menos se espera. Foi esse o meu caso quando a minha filha foi diagnosticada com síndrome de Down. Deus usou a sua vida para me mostrar o Seu profundo amor por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades ou realizações. Os meus olhos foram abertos às deficiências do meu próprio coração, e do coração da nossa cultura, para afirmar o valor de cada ser humano porque são feitos à imagem de Deus. Eu sabia que Deus estava a levar-me a espalhar a palavra sobre como são “perfeita e maravilhosamente feitas” as pessoas com síndrome de Down.

Por vezes, a tarefa que Deus nos dá é impopular. A verdade pode dividir, e ao partilhar a verdade do Evangelho podemos perder amigos, família e oportunidades. Em algumas partes do mundo, as consequências da fé são muito mais terríveis, colocando as próprias vidas dos crentes em risco para a pregação da Palavra. O profeta Jeremias não era um estranho à perseguição. Foi-lhe dada a perigosa tarefa de chamar Jerusalém para fora pela sua injustiça e infidelidade a Deus. E ele foi fiel à pregação dessa mensagem, não sem luta interna.

Poder-se-ia olhar para os profetas de outrora e assumir que testemunhar é de alguma forma mais fácil para eles do que para vós e para mim. Poderíamos pensar que eles gostavam do palco público e de tudo o que o acompanhava. Mas Jeremias deixa claro que fugiria da ribalta num segundo se isso não significasse fugir também de Deus. Então porque é que Jeremias não esquece o negócio arriscado da profecia e encontra uma forma mais conveniente e segura de servir a Deus? Jeremias é obrigado a falar porque, como ele disse, a mensagem do Senhor “torna-se um fogo ardente no meu coração, calado nos meus ossos”. Cansei-me de segurá-la” (Jeremias 20.9). O seu coração está tão profundamente amarrado ao do Senhor que não pode vacilar em relação ao seu propósito.

Como seguidores de Jesus, Deus coloca em nós apelos específicos às nossas vidas através do movimento do Espírito Santo. Para cada um de nós, a grande vocação é proclamar o nome de Jesus. Mas a todos nós foram confiadas circunstâncias e dons únicos que moldam a forma como apontamos o mundo para Cristo.

Qual é a “chama” específica que sente nos seus ossos? Estás a ser fiel para a proclamar? Embora seja tentador deixar que o medo da repercussão nos silencie, olhe para a fé de Jeremias em busca de coragem. Ele foi um homem que pregou uma mensagem perigosa e experimentou o desafio, mas sabia no fundo que não podia fazer nada menos do que isso. A razão pela qual Jeremias foi capaz de ser tão ousado não foi porque era forte ou especial, mas porque confiava que Deus é um “guerreiro violento”, que não podia ser detido (Jeremias 20.11). Esse mesmo Deus poderoso chama-nos a nós os dois a partilhar a verdade com o mundo de uma forma muito particular. Ele estará connosco em cada passo do caminho. A questão é: será que vamos deixar Deus falar através das nossas vidas?

Devocional 'O Seu amor dura para sempre'