(in)vulnerabilidade 22

Capa do devocional (in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade 22
Loading
/

Advento

Leitura bíblica

Deus, pelo seu poder, concedeu-nos tudo o que é necessário para vivermos em santidade, ao dar-nos a conhecer aquele que nos chamou pela sua glória e poder. Foi assim que ele nos concedeu os grandes e preciosos dons que havia prometido, a fim de que tomem parte na natureza divina e fujam dos maus desejos da corrupção que existe no mundo. Por isso, esforcem-se por juntar à vossa fé o bom procedimento; ao bom procedimento, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio de si próprio; a esse domínio, a paciência; à paciência, o apego a Deus; ao apego a Deus, a dedicação fraterna, e à dedicação, o amor.

2 Pedro 1.3-7 in Bíblia para Todos

Devocional

Em Jesus temos o que precisamos, sem tirar nem pôr. N’Ele é-nos concedido tudo o que necessitamos “para viver em santidade.” Conhecendo-O pessoalmente, isto é, privando com o Seu jeito de ser e actuar, vamos absorvendo que nem esponjas os Seus “grandes e preciosos dons.”

Através deles entranhamos os valores espirituais para que, assim, possamos ser bem sucedidos na fuga “dos maus desejos da corrupção que existe no mundo.” Efectivamente não está em nós a capacidade de resistir a tantas tentações, conquanto tenhamos de fazer a nossa parte.

Daí, ser vital um esforço individual para “juntar à fé o bom procedimento.” A este importa associar o “conhecimento”, que por sua vez tem de estar interligado com o auto-domínio. “A esse domínio” adicione-se a “paciência” que permitirá o “apego a Deus.” Deste à “dedicação fraterna” é um pulinho.

No fim tudo é sustentado pelo amor, que nos foi incutido por Cristo. Sim, Ele é a nossa exclusiva fonte de alegria e satisfação.

Jónatas Figueiredo


Este devocional faz parte da caminhada do Advento. Um novo devocional todos os dias úteis.

Devocionais (in)vulnerabilidade