(in)vulnerabilidade 21

Capa do devocional (in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade 21
Loading
/

Advento

Leitura bíblica

Empregados, sejam submissos aos vossos patrões, com todo o respeito; não só aos bons e compreensivos mas também aos mais severos. Com efeito, é um privilégio ter de suportar contrariedades por causa das vossas convicções religiosas, sofrendo injustamente. Aliás, que mérito têm em suportar pacientemente um castigo, se fizeram o mal? Mas se, apesar de fazerem o bem, ainda têm de sofrer, isso é uma coisa boa diante de Deus. É para isso que Deus vos chamou, pois o próprio Cristo sofreu por vossa causa e deixou-vos o exemplo, para seguirem os seus passos. Ele não cometeu nenhum pecado, nem se ouviu uma mentira sair da sua boca. Quando o insultavam, não respondia com insultos, quando sofria, não ameaçava, mas entregava-se a Deus que julga com justiça. Suportou os nossos pecados no seu corpo, sobre a cruz, para que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça. Foram as suas feridas que vos curaram. Com efeito, eram como ovelhas desgarradas, mas agora voltaram ao vosso pastor e guarda.

1 Pedro 2.18-25 in Bíblia para Todos

Devocional

Não é pelo facto de sermos seguidores de Cristo que nos é dado o direito de atirarmos ao ar as responsabilidades que temos enquanto cidadãos. Ainda que livres de espírito não estamos libertos de obrigações sociais e profissionais.

Mania desgraçada essa de tender a abusar da boa vontade do patrão ou dos colegas só porque são igualmente cristãos. É, alias, exactamente por isso que devemos fugir da cultura do jeitinho ou do factor cunha.

Não nos aproveitemos da simpatia de quem nos governe ou tenha algum tipo de ascendente sobre nós. E quando algum superior hierárquico proceder injustamente, “sigamos os passos de Cristo”: Amar sem limites.

Ele fê-lo apaixonadamente por nós, cabe-nos agora a vez de O imitar em favor de terceiros. E ao invés de temermos arcar com um preço demasiado alto, lembremos que esse já foi pago por Jesus.

Que privilégio, pois, suportar contrariedades por causa de convicções espirituais!

Jónatas Figueiredo


Este devocional faz parte da caminhada do Advento. Um novo devocional todos os dias úteis.

Devocionais (in)vulnerabilidade