(in)vulnerabilidade 01

Capa do devocional (in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade
(in)vulnerabilidade 01
Loading
/

Advento

Leitura bíblica

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem será o mais importante no reino dos céus?» Jesus chamou uma criança, que pôs de pé no meio deles, e disse: «Reparem no que vos digo: se não se transformarem e não se fizerem como crianças, garanto-vos que não entram no reino dos céus. Por isso, aquele que se tornar simples como esta criança será o mais importante no reino dos céus. E quem receber em meu nome uma criança como esta, é a mim próprio que recebe.»

Jesus disse mais: «Todo aquele que fizer cair em pecado algum destes pequeninos que creem em mim, melhor seria que atirassem essa pessoa para o fundo do mar com uma pedra de moinho ao pescoço. Ai daqueles que levam os outros a pecar! São coisas que hão de acontecer sempre, mas ai daqueles que forem culpados disso! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e atira-os para longe! É melhor entrares na vida eterna sem uma das mãos ou um dos pés do que seres atirado ao fogo eterno levando as duas mãos e os dois pés. Do mesmo modo, se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o e atira-o para longe! É melhor entrares na vida eterna só com um olho do que seres atirado com os dois ao fogo do inferno.»

«Tenham cuidado! Não desprezem nem um só destes pequeninos! Pois declaro-vos que os anjos deles, lá no céu, estão sempre na presença de meu Pai celestial. Na realidade, o Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido . Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, não deixará as noventa e nove nos montes para ir à procura da que se perdeu? Eu garanto-vos que, se ele a conseguir encontrar, vai sentir mais alegria por causa dela do que por causa das noventa e nove que não se tinham perdido. Da mesma maneira, o vosso Pai que está no céu não quer que nenhum destes pequeninos se perca.»

«Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e faz-lhe ver a sua falta, de maneira que o assunto fique só entre os dois. Se ele te ouvir, ganhaste um irmão, mas se não te quiser ouvir, leva contigo uma ou duas pessoas pois, como manda a Escritura , toda a acusação deve ser apoiada no testemunho de duas ou três pessoas . Se ele não quiser ouvir essas testemunhas, então comunica o assunto à igreja . E se ele também se negar a ouvir a igreja, considera-o como um pagão e um cobrador de impostos. Notem bem isto que vos digo: Tudo o que proibirem na Terra é proibido no Céu, e tudo o que permitirem na Terra é permitido no Céu.

Mateus 18.1-14 in Bíblia para Todos

Devocional

Jesus sugere uma cambalhota mental ao que a Ele se chega preocupado sobre quem seja o maior no reino dos céus. Tal questionamento, além de revelar uma completa incompreensão sobre o ensino de Jesus, é prova de um enorme distanciamento do Seu coração.

Viver em função do umbigo, ao invés de morrer para os interesses do ego, é indicador de uma caminhada em direcção contrária ao alvo celestial. Vira as costas a Jesus quem não percebe a urgência de possuir um coração de menino. Aquele que rechaçar a humildade jamais terá comunhão com Jesus. Cresce quem ousa diminuir.

Aproxima-se de Jesus o que se abeira dos simples e os acolhe. Enterra-se o que promove a queda do próximo. Trate, pois, cada um de extirpar o que concorra para o tropeço alheio.

Mais, imite-se o extravagante amor de Jesus que corre atrás de toda e qualquer vida perdida.

Jónatas Figueiredo


Este devocional faz parte da caminhada do Advento. Um novo devocional todos os dias úteis.

Devocionais (in)vulnerabilidade