Faz o que vieste para fazer

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Natal segundo Isaías
Faz o que vieste para fazer
Loading
/

Mensagem Bíblica

Prólogo

A sociedade valoriza o conhecimento, a informação, os factos, e por isso passamos muitos anos a estudar.
Alguns ainda estão na escola, outros — como eu—nunca vão sair dela. Mas como é que aquilo que andamos a estudar se reflete na nossa vida do dia-a-dia na prática? Pensem, qual diriam ser a disciplina que mais vos ajuda ou vos ajudou na vida?
A sociedade valoriza o conhecimento, mas talvez um pouco demais, rapidamente acha que quem tem estudos é que sabe ser gente, o que não é verdade. Ou acha que quem tem mais estudos é mais importante, o que também não é verdade.
Isto tudo porque às vezes foca-se apenas num tipo de conhecimento. A pergunta importante é: qual o conhecimento que andamos a acumular? No que é que estamos a investir?
Todos sabemos que há conhecimento que a escola nunca ensina. Como ser pai ou mãe? Como ser filho? Como ser amigo? Como educar filhos? Como ser família? Como ser pessoa? Como amar? — Onde é que se arranja o manual para isso?
Sabemos que não existe, mas Deus não nos deixa sem resposta. Deus diz-nos, olhem para Jesus. Enviei o meu filho, nele veem outro tipo de conhecimento, outras formas de estar. Com Jesus aprendemos a ser pais, filhos, amigos, família, pessoas… aprendemos a amar.
Notem, Jesus não rejeita o conhecimento das escolas. Jesus Cristo é o homem mais inteligente que alguma vez o mundo viu, mas ele não se armava em esperto, e não foi a sua inteligência que mais impressionou o mundo. Ele não ficou apenas como Doutor da Lei, mas foi um Doutor do Amor, porque é o amor a característica pela qual ele ficou mais conhecido. Não apenas falou sobre o amor, demonstrou amor até ao fim. O amor de Deus por nós deixa-nos sem palavras — isto é conhecimento. É conhecimento relacional, é conhecimento essencial.
Vocês devem estar a pensar, mas o que é isto tem a ver com Isaías? Como sabem, Isaías vem anunciando a chegada de um Messias muito diferente, um Salvador que escolhe nascer menino frágil, um Conselheiro Maravilhoso, um Pai para sempre… Será que conhecemos este Messias? O episódio de hoje fala-nos sobre a importância do conhecimento — tanto pela negativa, o que acontece quando não conhecemos a Deus, quando nos fiamos no nosso próprio entender — como pela positiva, o que acontece quando este conhecimento de Deus enche a terra, tal como a água cobre o mar.

Mais informações

Detalhes sobre a Celebração 20 dezembro 2020 @ Bible.com

Esta mensagem bíblica faz parte da série Natal segundo Isaías. Se quiser ouvir outras mensagens ou séries pode consultar a lista completa.