Eu Sou 145

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 145
Loading
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Os soldados, depois de terem crucificado Jesus, pegaram na roupa dele e dividiram-na em quatro partes, ficando cada um com uma parte. E havia também a túnica, feita de uma só peça de pano, sem costura. Os soldados disseram uns aos outros: «Não a vamos rasgar, mas tiremos à sorte para ver quem fica com ela.» Assim se cumpriu a passagem da Sagrada Escritura: Repartiram as minhas roupas entre si e tiraram sortes sobre a minha túnica. Foi isto o que os soldados fizeram.

João 19.23-24 in Bíblia para Todos

Devocional

A natureza humana é tendencialmente egoísta. Até à beira da cruz, perante uma cena de sofrimento atroz, vem ao de cima a futilidade material. Jesus agonizava e os soldados jogavam. Jesus dava a Sua vida também por eles, enquanto os beneficiários faziam apostas sofregamente. Interessava-lhes mais o dividendo imediato do que a dor sentida por Aquele Ser ímpar.

O desapego pelo sofrimento alheio é uma crueldade que vem lá de trás. É chocante como se pode ficar simultaneamente anestesiado perante a injustiça e embriagado por aumentar o espólio de bens independentemente da sua origem. Aprendamos a honrar os outros começando pelo que lhes pertence. Até a mais simples peça de roupa possui pormenores e simbolismos únicos que muitas vezes nos passam despercebidos.

Naquele caso específico, os militares ignoravam que a túnica que estavam a sortear, “feita de uma só peça de pano, sem costura”, tinha as características da roupagem do Sumo Sacerdote. Sim, Jesus é o único que estabelece a ponte perfeita entre Deus e os homens para que a reconciliação se estabeleça. Não mais tratemos com leviandade e indiferença Aquele que a todos desbravou o caminho em direcção ao Pai.

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou