Devocional Apocalipse 8:1

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse 8:1
Loading
/

Ele Reina

Leitura bíblica

Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, fez-se no Céu silêncio durante cerca de meia hora.

Apocalipse 8:1 (BPT)


Devocional

Há alturas em que as coisas são tão chocantes, tão dolorosas, tão arrasadoras que a nossa única resposta é o silêncio. Em Apocalipse 8:1, no Céu, o sétimo selo é aberto e o que quer que lá viram, ouviram ou conseguiram entender foi tão chocante que todo o Céu permaneceu em silêncio por trinta minutos. Consegues imaginar isto? Consegues imaginar o Céu, cheio de anjos, com os santos, os profetas e os mártires, o Céu, o lugar de habitação de Deus, de Jesus e do Espírito Santo e não se ouvia qualquer som? Parece que estão todos a suster a respiração, ninguém é capaz de fazer um som por causa do que acabaram de ver.

Esta não é a primeira vez que temos silêncio na Bíblia. Houve outro momento, igualmente chocante, doloroso e arrasador. Foi o dia em que Jesus foi crucificado. Jerusalém estava cheia de pessoas, de romanos e judeus, de ricos e pobres, de seguidores de Jesus e daqueles que queriam vê-lo morrer. Jesus estava lá, pendurado numa cruz. Enquanto foi crucificado não havia silêncio, na verdade, havia barulho, muito barulho! Pessoas a escarnecer, outras a amaldiçoar, mulheres a chorar, soldados a dar ordens às pessoas e depois o grito desesperado de Jesus: «Meu Deus, porque me abandonaste?»

E pela primeira vez na Eternidade, Deus ficou em silêncio.

Depois chegou sábado. Jesus estava no túmulo, mas ainda precisava de ser devidamente preparado para ser sepultado. Os discípulos estavam escondidos, as mulheres estavam em suas casas à espera para poderem regressar ao túmulo. Mas porque era sábado, estava tudo sossegado. A lei exigia que tudo parasse. Não se trabalhava, nem mesmo para preparar um corpo para o enterro. Todos tinham parado e estavam entregues ao silêncio. Que mais havia a dizer? Que mais podiam fazer? Jesus estava morto, tudo parecia perdido.

Sábado é um dia difícil de silêncio na história da Páscoa. O silêncio é difícil para nós. Não gostamos de ser deixados aos nossos pensamentos, de ter tempo para sentir a nossa tristeza, confusão, raiva e frustração. Mas o silêncio de sábado deixa-nos com muito poucas alternativas. Então, sugiro que o abracemos. Acolhe este sábado, o seu silêncio, e sente a perda, o medo, a dor e a confusão. No silêncio, lembra-te de como a morte de Jesus foi importante para a nossa salvação. Amanhã é outro dia barulhento, não de choro e de lamento, mas de surpresa e de grande alegria. Mas hoje, precisamos viver no silêncio. Deixa-o fazer o seu trabalho de cura. Permite que o silêncio nos desacelere e nos faça sentir profundamente, para entrarmos em lamento para que quando o dia da salvação chegar, possamos regozijar-nos como é suposto.

Connie Main Duarte


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.

Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Apocalipse</strong> Devocionais em PT

<strong>Revelation</strong> Devotionals in EN