43 amor glória

Amor Glória devocional romanos
Devocional Romanos
43 amor glória
Loading
/

devocional romanos

leitura bíblica

Todos se devem submeter às autoridades públicas, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus. Deste modo, aquele que resiste à autoridade resiste à ordem de Deus e os que assim procedem receberão o castigo. As autoridades não metem medo a quem faz o bem, mas a quem faz o mal. Não queres ter medo da autoridade? Então faz o bem e terás a sua aprovação, pois a autoridade está ao serviço de Deus para teu bem. Mas se fizeres o mal, então deves ter medo, porque não é em vão que as autoridades têm poder para castigar. Como estão ao serviço de Deus, dão o castigo a quem pratica o mal. Portanto, é preciso obedecer, não só para evitar o castigo, mas também por um dever de consciência. É também por essa razão que se pagam os impostos, porque as autoridades estão ao serviço de Deus para zelarem por isso. Portanto, deem a cada um o que é devido: paguem impostos e contribuições a quem devem pagar; respeitem a quem devem respeitar e honrem a quem devem honrar.

Então Pedro e os outros apóstolos responderam: «É mais importante obedecer a Deus do que aos homens.

Romanos 13.1-7; Actos 5.29 in Bíblia para Todos

devocional

O cristão deve respeito a toda a gente, autoridades civis incluídas. Sendo o governo de qualquer nação visto por Deus como um canal das Suas bênçãos, cabe ao seguidor de Jesus honrar os que têm entre mãos a gigantesca tarefa de concretizar esse propósito. Deus visa o bem integral de cada ser humano, concedendo, na Sua soberania, os recursos para os governantes proporcionarem um viver justo e harmonioso aos seus conterrâneos. Compete, pois, ao Estado zelar pela honra e dignidade comuns. Já o cristão obriga-se a ser um cidadão exemplar, cumprindo com os seus deveres. Assim, torna-se imperioso que tenha especial cuidado com o seu comportamento, tanto público como privado, não dando azo a que, sob nenhum pretexto, o acusem de desonestidade no exercício da sua cidadania. “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. Ressalve-se, no entanto, que esta conduta de excelência não é cega, surda e muda; isto é, quando as leis humanas entram em conflito com os princípios de Deus há que hastear aquela preciosa bandeira: “Importa antes obedecer a Deus do que aos homens!”. Recorde-se a pertinente e contundente questão colocada por Agostinho: “Sem justiça que são os reinos senão grandes bandos de ladrões?”. Resumindo, ore-se pelo desempenho nobre e honrado dos que têm a missão de liderar o país; simultaneamente, erga-se a voz para denunciar quaisquer abusos cometidos, pois são em primeira instância uma ofensa ao carácter do próprio Deus.

– jónatas figueiredo