24 O caminho até à Cruz

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
O Caminho até à Cruz
24 O caminho até à Cruz
Loading
/

Leitura bíblica

Um doutor da lei que se aproximou e ouviu aquela discussão, vendo que Jesus tinha respondido bem, fez-lhe esta pergunta: «Qual é o mais importante de todos os mandamentos?» Jesus esclareceu-o: «O mais importante é este: Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. E o segundo em importância é este: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Não há nenhum mandamento mais importante do que estes.» E o doutor da lei disse: «Muito bem, Mestre! Falaste com verdade ao afirmares que Deus é único e não há outro além dele; que devemos amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças e que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Cumprir estes mandamentos é melhor do que queimar animais em sacrifício e fazer outras ofertas.» Jesus viu que a opinião do doutor da lei era muito sensata e concluiu: «Não andas longe do reino de Deus.» Depois disto, ninguém mais teve coragem de lhe fazer perguntas.

MARCOS 12:28-34 BPT

Devocional

Costuma dizer-se que perguntar não ofende. Depende, no entanto, da motivação existente por trás das interrogações.

Quem se abeire de Jesus com o intuito sincero de aprender estará sempre longe de O magoar ou desonrar, além de colher imensos benefícios através das respostas às questões que Lhe colocar.

O princípio para um diálogo profícuo com Jesus é a pureza de intenções. Tanto mais quando as interpelações são feitas sabiamente, isto é, sem ponta de maldade ou futilidade.

Não se desperdicem cartuchos com banalidades, mas concentrem-se as baterias na busca do caminho para um relacionamento sadio com Deus.

Aí, perceber-se-á que Jesus ao invés de listar os mandamentos por grau de importância prefere sintetizá-los para que alcancemos paz interior: “Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças; e ama o teu próximo como a ti mesmo.”

Quando alguém percebe que nenhuma prática religiosa suplanta o amor a Deus e a pessoas está pertíssimo do Seu reino.

Sim, quem ama nessa dupla dimensão está inteiramente sob o domínio do Pai. 

Jónatas Figueiredo


Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!

Devocionais <strong>O Caminho até à Cruz</strong>