18 O Caminho até à Cruz

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
O Caminho até à Cruz
18 O Caminho até à Cruz
Loading
/

Leitura bíblica

Jesus chamou outra vez o povo para lhe dizer: «Escutem todos e procurem compreender. Não são as coisas que entram numa pessoa que a tornam impura , mas sim as que saem dela. Quem tem ouvidos, preste atenção !» Quando Jesus se despediu da multidão e voltou para casa, os discípulos perguntaram-lhe o que é que ele queria dizer com aquela parábola . E ele explicou-lhes: «São assim tão incapazes de compreender? Então não veem que não é o que a pessoa ingere que a pode tornar impura? Porque isso não lhe entra na alma, mas vai para o estômago e depois sai.» Jesus mostrou com isto que todos os alimentos são próprios para comer . E disse mais: «Aquilo que vem de dentro das pessoas é que as torna impuras. Do seu íntimo vêm os maus pensamentos e tudo o que as leva à imoralidade, ao roubo, ao crime, ao adultério, à avareza, à malícia, à mentira, à devassidão, à inveja, à calúnia, ao orgulho e à loucura. Todos esses males vêm do íntimo das pessoas e é isso que as torna impuras.»

Marcos 7:14-23 BPT

Devocional

Jesus virou de pernas para o ar a minha forma de pensar. Não fossem as Suas sadias beliscadelas continuaria a tomar “n” coisas inofensivas como pseudo-impuras.

Na minha antiga e niquenta maneira de ver o mundo o mal gravitava sempre externamente a mim. Daí ter concebido longas listas de proibições e estabelecido esquemas de auto-purificação.

Entretive-me, sem que isso me aliviasse a alma, a catalogar como certo ou errado certas práticas sociais e religiosas.

Até que, finalmente, me deparei com a revolucionária afirmação por Ele proferida: “Não são as coisas que entram numa pessoa que a tornam impura, mas sim as que saem dela.”

Agora, em vez de me preocupar com insignificâncias culinárias ou de outra ordem qualquer, tento vigiar o que mora nas profundezas do meu ser.

Procuro manter o ego debaixo de controlo ao invés de reparar no que o outro ingere, bebe ou tatua.

Já tenho trabalho de sobra com que me ocupar para andar a enterrar-me mais com julgamentos disparatados sobre terceiros. 

Jónatas Figueiredo


Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!

Devocionais <strong>O Caminho até à Cruz</strong>