
Tu amas-me?
lectio divina para a quaresma do ano 2025
Hoje, Jesus faz-nos a mesma pergunta que fez a Pedro: “Tu amas-me?” Ele não nos questiona sobre a nossa eloquência, a nossa capacidade de liderar ou de ensinar. Ele não nos pede feitos grandiosos. Antes de tudo, Ele pede o nosso amor.
Seguir Jesus começa aqui: num amor que se rende, que permanece, que acolhe a Sua presença sem reservas. Antes de qualquer ação, missão ou palavra, somos chamados a estar com Ele, a amá-Lo de todo o coração. Tudo o resto virá depois.
O que é a Lectio Divina
Tradicionalmente, a Lectio Divina é um método de oração das Escrituras, a Palavra de Deus. Embora “lectio” signifique “ler”, a prática da Lectio Divina (abreviadamente Lectio) é muito mais do que ler. A Igreja tem vindo a orar as Escrituras sob esta forma desde o início, antes de a alfabetização estar generalizada. A Lectio tem que ver com uma escuta ativa que gera a nossa resposta e, esperamos, uma paz duradoura.
Vamos decompô-la nas 4 fases ou movimentos da Lectio Divina:
Lectio (Leitura)
É aqui que encontramos pela primeira vez o versículo ou passagem da Escritura. Somos encorajados a ler a passagem em voz alta mais do que uma vez (sugerimos que três vezes), envolvendo os nossos sentidos da visão, da fala e da audição.
Meditatio (Meditação)
Depois de passarmos algum tempo com a Escritura, escolhemos uma palavra ou frase curta que se destaque para nós. Talvez tenha despoletado uma recordação, uma preocupação ou uma alegria.
Talvez nos tenha levado a considerar a passagem sob uma nova luz ou a destacar comportamentos que precisamos de melhorar.
Oração (Oratio)
Como é que esta palavra ou frase nos fala? O que é que Deus nos chama a fazer com este novo conhecimento ou consciência. Escreve a tua oração.
Contemplatio (Contemplação)
Aqui descansamos em Deus. Silenciamo-nos e sentamo-nos em quietude enquanto adoramos o nosso Criador, o Autor da Vida.