quaresma

quaresma

À medida que nos preparamos para celebrar a ressurreição de Cristo, somos convidados a trilhar uma jornada espiritual de quarenta dias através da Quaresma.
Durante este tempo, mergulharemos na prática da Lectio Divina, concentrando-nos no Evangelho de Marcos.
Ao aproximarmo-nos da cruz e do túmulo vazio, somos convidados a buscar uma compreensão mais profunda do sacrifício e triunfo do nosso Senhor Jesus Cristo.

Agradecemos à Marta Pego pela cedência do roteiro Ritmos Sagrados.


Dia 40

Conhecemos a história, mas ela não deixa de nos surpreender! Jesus ressuscitou! O sepulcro está vazio! Ao chegarmos ao final do Evangelho, deparamo-nos com o início de uma nova narrativa, um novo tempo para o qual todos somos convidados. Aleluia! Feliz domingo de Páscoa!

Dia 39

Há muitos no nosso mundo que afirmam que Deus está morto. Imaginas como seria? O sábado a seguir à crucificação de Jesus, foi um dia terrível, de enorme perplexidade. Como era possível que aquele em que tantos tinham colocado a esperança de libertação e de um novo tempo estivesse morto?… Por isso, os discípulos fecharam-se em casa, confusos e amedrontados. A tratar do corpo de Jesus, ficaram José de Arimateia, também Pilatos e o centurião romano em certa medida, e… de longe, mas muito atentas, as mulheres.

Dia 38

Aqui chegamos ao momento em que Jesus, o mestre que vimos seguindo e de quem vimos aprendendo, é crucificado e morto. Fim de história. Fim do Evangelho. Será mesmo?…

Dia 37

Na passagem de hoje, assistimos ao julgamento de Jesus, um dos momentos mais marcantes da sua vida e no qual sobressai a declaração ‘Eu sou. Apesar de ter sido esmagada na altura, essa revelação é a nossa profissão de fé hoje.

Dia 36

No Génesis, bem no início, lemos a história passada no jardim do Éden em que o homem e a mulher escutam a voz do tentador e desobedecem ao Criador. A partir desse momento a morte passa a ser uma realidade incontornável para o ser humano. Aqui, nesta passagem do Evangelho de Marcos, também estamos num jardim e Jesus também se confronta com o tentador e com a morte. É a essa força maligna que Ele resiste. À vontade do Pai, Ele humildemente obedece. E essa obediência liberta-nos finalmente do poder da morte. Aleluia!

Dia 35

Paulo menciona a passagem de hoje para repreender a igreja de Corinto pela forma como se abeirava da mesa do Senhor. Ele escreve que Jesus partiu o pão e tomou o cálice, afirmando a nova aliança, exatamente na noite em que foi traído. E segue avisando que qualquer que se prepara para comer do pão e beber do vinho se deve examinar a si mesmo.

Dia 34

Quantas emoções numa só passagem! Por um lado, o amor e a profunda gratidão da mulher; por outro, a indignação e a mesquinhez de alguns convidados de Simão. No meio de toda esta cena, Jesus, que sabe que tem à sua frente a semana mais difícil da sua vida e que aceita ser ungido pela generosidade transbordante daquela mulher!

Dia 33

No capítulo 13, Jesus prediz a queda de Jerusalém e a destruição do Templo. Estes acontecimentos dramáticos, que ocorreram efetivamente no ano 70, representaram para os judeus o fim do mundo tal como o conheciam e concebiam. Mas no meio de todo esse tumulto um grupo crescente de discípulos espalhava uma mensagem de esperança, de um novo tempo, sob um Rei que amava profundamente o seu povo ao ponto de o resgatar de toda a opressão com o seu próprio sangue!

Dia 32

Quem ama, dá. Quem ama muito, dá muito. E a viúva pobre, que Jesus observava, amava muito! Este padrão de generosidade foi seguido pela Igreja primitiva desde bem cedo, como lemos logo nos Actos dos Apóstolos. E que diferença faz ainda hoje quando o nosso amor por Deus se traduz em suprir as necessidades do nosso próximo.

Dia 31

É curioso que à pergunta sobre qual seria o maior mandamento, Jesus responde citando a Shema, a oração do povo judaico que começa com o imperativo ‘Ouve’! Talvez antes de nos propormos fazer o que seja, inclusive amar a Deus e ao próximo, precisemos de ouvir… O Senhor nosso Deus é o único Senhor!

Dia 30

Já alguma vez paraste para pensar na tua ressurreição futura? Normalmente, a ressurreição de Jesus é a única a que prestamos atenção e, mesmo essa, talvez nem nos ocupe tanto assim o pensamento. A verdade é que a Bíblia fala da ressurreição futura dos crentes e essa é, se pensarmos bem, um motivo de enorme esperança e alegria!

Dia 29

A parábola que Jesus conta hoje terá feito soar muitas campainhas no ouvido daqueles que o escutavam. Aliás, Ele parte do cântico da vinha, composto pelo profeta Isaías (cap. 5), em que Israel é a vinha do Senhor. Este tema é retomado por muitos profetas do Velho Testamento. Mas Jesus também ecoa o Salmo 2, onde o filho amado de Deus é o ungido – o Messias – que virá para reinar sobre toda a terra. E, por fim, termina a parábola, citando o Salmo 118, v. 22. E o que tem isto tudo a ver connosco agora? Bom, Jesus é o novo Israel e, como escreve S. João no cap. 15, Ele é a videira verdadeira. Nós somos os seus ramos e só permanecendo nele (na Sua palavra e no Seu amor) podemos produzir fruto!

Dia 28

Nesta passagem, Jesus repara numa figueira com folhas, que portanto já poderia ter algum figo temporão. Mas não tem nenhum. Também Israel já devia estar pronto para a colheita e não está… Há folhas, mas não há fruto!

Dia 27

O capítulo 11 do Evangelho de Marcos é repleto de simbolismo e significado. A chegada a Jerusalém, a aclamação do povo, a figueira sem fruto, a limpeza do Templo… Se anteriormente tudo convergia para Jerusalém e para o seu santuário, que devia ser o lugar de sacrifício e de perdão, agora tudo passa a apontar para Jesus. É nele que o céu e a terra se encontram!

Dia 26

O reino de Deus está a chegar em poder, efetivamente, mas um poder redefinido – o poder do serviço, do sacrifício, da cruz. O poder do Amor!

Dia 25

As Sagradas Escrituras têm mais de 2000 versículos referentes às riquezas e aos bens. Contrariamente ao que possamos pensar, a nossa atitude face ao dinheiro importa muito a Deus. Porque será?

Dia 24

Seguir a Cristo custa nada menos que tudo, escreveu T. S. Eliot, prémio Nobel da Literatura (1948). Esse tudo era tanto para o jovem rico, que ele foi embora triste… Também nós temos coisas a que nos apegamos e às quais não queremos renunciar. Vale a pena pensar nisso!

Dia 23

No livro do profeta Isaías (55:8), Deus profere as seguintes palavras :”Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos.” No Evangelho de Marcos, Jesus demonstra isso mesmo, vez após vez. Se O queremos seguir, teremos de calcorrear um novo caminho, com valores e prioridades bem diferentes daqueles a que estamos habituados!

Dia 22

“Eu creio. Ajuda a minha incredulidade.” Uma declaração de fé e uma confissão de falta de fé, ao mesmo tempo. Quantas vezes, não somos essa pessoa, que acredita, mas duvida; que duvida, mas acredita?

Dia 21

Toda a passagem da transfiguração ecoa a experiência de Israel e de Moisés no monte Sinai. Ali o povo encontrou Deus com temor e tremor. Ali Deus se revelou a Moisés e lhe entregou os mandamentos. Dali partiram, guiados pela nuvem, em direção à terra prometida. Ali, tal como agora aqui na montanha da transfiguração, Deus se revelou de uma fora surpreendente!

Dia 20

Jesus é o Messias – o Cristo – e vem libertar o seu povo de tudo aquilo que mais escraviza o ser humano, o pecado e a morte. E essa libertação far-se-á por um caminho de sofrimento e pela experiência da cruz. Porém, a expectativa messiânica do povo judeu era outra. Sim, esperavam um Rei que os salvasse, mas ele viria com poder destruidor sobre os seus inimigos. Um Messias sofredor era um paradoxo. Também nós nos sentimos desconfortáveis com esta ideia e muito mais ainda com o convite a participarmos no sofrimento de Cristo, negando-nos a nós mesmos e tomando a nossa cruz.

Dia 19

Neste caminho que fazemos com Jesus, Ele interpela-nos desde logo com esta questão: E vós, quem dizeis que eu sou?

Dia 18

A meio da nossa caminhada rumo à Páscoa, deparamo-nos com esta história da cura de um surdo e gago. Toda ela ecoa passagens do livro do profeta Isaías, sobretudo quando ele antevê um novo Êxodo. Nesse tempo futuro, o próprio Deus regressará e guiará o povo – já não cego, nem surdo, nem gago, nem coxo – nesse novo Caminho!

Dia 17

Nem sempre compreendemos os propósitos de Deus, mas isso não impediu esta mulher gentia de interceder com todas as suas forças pela cura da sua filha.

Dia 16

A passagem de hoje continua a aprofundar a temática da pureza e da impureza. Não era uma questão menor para os fariseus e escribas. E também não o era para Jesus…

Dia 15

Neste episódio, Jesus vai deixar os seus discípulos espantados, uma vez mais, com a sua presença e com o seu poder. Quando foi a última vez que o Senhor te surpreendeu?

Dia 14

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Em verdes pastos me faz repousar, guia-me a águas tranquilas e restaura as minhas forças…” Salmo 23(22) A passagem de hoje ecoa este Salmo. Jesus é o meu bom Pastor! Nada me falta. De nada tenho medo!

Dia 13

A verdade dói, costumamos dizer. Mas para quem é dita ou para quem diz? Neste relato, João Baptista pagou com a vida por ter denunciado o comportamento de Herodes e Herodias. Contudo, naquele dia, este casal perdeu algo muito precioso também: a grande oportunidade de se arrependerem, de mudarem de rumo e herdarem um reino eterno.

Dia 12

Um pai desesperado roga a Jesus que lhe salve a filha, que se encontra às portas da morte.
Uma mulher doente há 12 anos esgueira-se por entre a multidão para aproximar-se de Jesus e simplesmente tocar-lhe o manto. E tu, o que queres que Jesus te faça? Porque o segues?

Dia 11

Apesar desta passagem poder sr lida em vários níveis, com sentidos sobrepostos, ela é sobretudo uma história de cura, libertação  e esperança para todos os níveis da nossa história.

Dia 10

“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”, perguntaram perplexos os discípulos. Só há um! E Ele estava com eles no barco. Mesmo que, por vezes, o Senhor pareça estar a dormir, silencioso, Ele vai no barco connosco. Não tenhamos medo!

Dia 9

A que se assemelha o reino de Deus? A uma semente… A um grão de mostarda… Coisas pequenas, mas com potencial para crescer, dar fruto e multiplicar-se. Coisas que passam despercebidas, mas que Deus usa para o seu reino venha e seja uma realidade na terra como no céu. 

Dia 8

Por vezes, entusiasmamo-nos com Jesus e a sua mensagem, mas logo vêm as aves ou o sol ou os espinhos e o nosso entusiasmo escurece e murcha. Como receber esta Palavra, nutri-la, protege-la e fazê-la crescer para que dê muito fruto?

Dia 7

Nesta passagem há a revelação de que da nossa obediência à vontade de Deus flui uma relação de intimidade com o Senhor Jesus, que é mais forte e profunda que os próprios laços de sangue.

Dia 6

Para este novo tempo, que Jesus inaugura, é necessário um povo novo, um novo Israel. Jesus chama a si doze discípulos, que se multiplicarão rapidamente numa enorme família. Este texto convida-te a que ouças Jesus a chamar pelo teu nome…

Dia 5

Nesta nova semana de caminhada com Jesus, Ele recorda-nos que está connosco e que quaisquer que sejam as nossas práticas espirituais neste tempo elas devem celebrar a nova vida que temos com Ele.

Dia 4

A passagem de hoje leva-nos a uma celebração à volta da mesa. Qual é a razão para esta festa? Bom, por onde Jesus passa parece haver sempre uma transformação que merece ser festejada.

Dia 3

Uma história sobre libertação espiritual e física envolvendo um paralítico incapaz de se aproximar de Jesus, quatro amigos disponíveis, alguns céticos e críticos, uma multidão anónima e, claro está, o próprio Jesus. Onde te encontras tu?

Dia 2

O autor do Evangelho apresenta-nos Jesus a vir em autoridade e poder. Ele ensina de uma nova maneira e Ele restaura e cura. Ele é o Senhor e, portanto, todos os outros poderes que corrompem e dominam o ser humano devem se destronados. 

Dia 1

Iniciamos este tempo de quaresma com o convite de Jesus para que larguemos o que quer que nos está a ocupar e O sigamos.

Introdução

A nossa proposta este ano é a leitura orante – a lectio divina – do Evangelho de Marcos. Este episódio esclarece como o faremos. Juntem-se a nós.