Natal segundo Isaías
É tão fácil identificar o Natal no mundo ocidental. Começam-se a notar alguns indícios em outubro. As luzes de Natal são penduradas cada vez mais cedo, as lojas começam a promover as novidades nos brinquedos, na moda ou na tecnologia para aqueles que gostam de fazer a lista de prendas mais cedo. Em novembro, os centros comerciais não param de tocar músicas de Natal a toda hora para os nossos dias ficarem alegres e luminosos. Então, é mesmo fácil identificar o Natal aqui, embora eu não tenha a certeza de termos conseguido captar a verdadeira maravilha que é este evento.
O profeta Isaías conseguiu captar isso, mas não foi tarefa fácil porque o Natal, nos seus dias, nem sequer existia ainda! Oh, havia estes rumores sobre o dia em que o Messias, incrivelmente, viria. Mas muitas pessoas já tinham perdido essa esperança, preferindo viver antes uma vida de facilidade e prazer, satisfazendo-se a si próprios, em vez de servirem Deus.
Mas Isaías não tinha perdido a esperança. Ele estava à espera e à escuta. E, um dia, Deus falou. Isaías pegou na sua caneta e começou a escrever! O Messias vinha e da forma mais marcante. Ele ia fazer coisas marcantes. Ele ia reinar num reino marcante e, se nós escolhêssemos segui-lo, estaríamos lá com Ele. O Natal não era sobre luzes suaves e uma lista de músicas que não para de tocar. Para Isaías, o Natal era sobre preparar uma nação, atravessar as trevas, dominar o mal, lutar até à morte e, finalmente, chegar a uma paz sem fim e descansar.
Isso é Natal, segundo Isaías!
Todos os domingos, pelas 16:00. Dia 25, às 17:00:
06 dez • Estás preparado para o Natal?
13 dez • Uma Luz nas Trevas
20 dez • Faz o que vieste para fazer
25 dez • Maria, tu sabias?
27 dez • O mundo fatigado alegra-se