Leituras da semana: Esperança | Advento

Todos estamos na expectativa à espera de alguma coisa! Talvez seja o fim da CoViD-19! Ou então o regresso à rotina “normal”. Para outros é estar junto com pessoas, muitas e muitas pessoas! Do que estás à espera para este Natal? Em quê ou em quem está a tua esperança?

Segunda, 30 novembro

mão a lançar
Desapego

Um jovem aproximou-se de Jesus e disse-lhe: «Mestre, que hei de fazer de bom para possuir a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que é que me fazes perguntas acerca do que é bom? Só Deus é bom! Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.» Perguntou ele: «Quais mandamentos?» Jesus nomeou: « Não mates ninguém, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho contra ninguém, respeita o teu pai e a tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo .» O jovem disse: «Todos esses mandamentos tenho eu cumprido. Que me falta ainda?» Jesus acrescentou: «Se queres ser perfeito vai vender tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres. Ficarás assim com um tesouro no céu. Depois vem e segue-me.» Mas o jovem, ao ouvir isto, foi-se embora triste porque era muito rico.

Jesus disse então aos discípulos : «Notem bem o que vos digo: é muito difícil um homem rico entrar no reino dos céus . E digo-vos ainda: é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.» Os discípulos, ao ouvirem isto, ficaram muito admirados e perguntaram: «Nesse caso quem é que se pode salvar?» Mas Jesus olhou para eles e garantiu: «Isso, de facto, para os homens é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.» Pedro tomou então a palavra: «Olha que nós deixámos tudo para sermos teus discípulos. Que recompensa teremos?» Jesus respondeu: «Eu asseguro-vos que no mundo futuro , quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, também vocês que me acompanharam se hão de sentar em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tenha deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, ou terras, por minha causa, há de receber cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.

Muitos dos que são agora os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.»

Mateus 19:16-30 BPT

Terça, 1 dezembro

fotografar pedra
Reconstruir

O jejum que me agrada é este:
libertar os que foram presos injustamente,
livrá-los do jugo que transportam,
dar a liberdade aos oprimidos,
quebrar toda a espécie de opressão,
repartir o teu pão com os esfomeados,
dar abrigo aos pobres sem casa,
vestir os que vires sem roupas,
e não voltar as costas ao teu irmão.

Então surgirá para ti a alvorada dum dia novo,
e ficarás curado rapidamente das tuas feridas.
O triunfo caminhará na tua frente
e a glória do Senhor atrás de ti.
Então chamarás pelo Senhor e ele te responderá,
pedirás ajuda e ele te dirá: «Aqui estou!»
Se retirares da tua vida toda a opressão,
o gesto ameaçador e o falar ofensivo,
se repartires o teu pão com o esfomeado,
e matares a fome ao pobre,
então na escuridão em que vives brilhará a luz,
a tua obscuridade transformar-se-á em meio-dia.
O Senhor será sempre o teu guia,
até em pleno deserto saciará a tua fome
e dará vigor ao teu corpo.
Serás como um jardim regado!
Como uma fonte abundante,
cujas águas nunca secam.
Reconstruirás as velhas ruínas,
levantá-las-ás sobre as antigas fundações.
Vão chamar-te «Reparador das brechas
e restaurador de ruas destruídas.»

«Se evitares trabalhar ao sábado,
não te ocupando dos teus negócios no meu dia santo,
se chamares ao sábado a tua delícia,
consagrando-o à glória do Senhor;
se o honrares abstendo-te de viagens
e de negociares o que te interessa com muito palavreado,
então encontrarás no Senhor as tuas delícias.
Farei com que caminhes em triunfo
sobre as alturas da terra,
e te alimentes na herança de Jacob, teu antepassado.
Fui eu, o Senhor, que o prometi.»

Isaías 58:6-14 BPT

Quarta, 2 dezembro

Verificar pulsação no pulso
Nova vida

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte da turma de Abias. A mulher de Zacarias chamava-se Isabel e era da família sacerdotal de Aarão. 6Tanto o marido como a esposa levavam uma vida justa perante Deus, cumprindo inteiramente os mandamentos e preceitos do Senhor. 7Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e nessa altura já os dois eram bastante idosos.

Um dia, estava Zacarias no templo a cumprir as suas obrigações como sacerdote, porque era a sua vez. Era costume entre os sacerdotes fazer-se um sorteio para ver quem devia entrar no santuário do templo, para oferecer incenso no altar. Dessa vez calhou a Zacarias. No momento em que oferecia o incenso, todo o povo orava do lado de fora. Apareceu então a Zacarias um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Mal viu o anjo, assustou-se e ficou cheio de medo. Mas o anjo disse-lhe: «Não tenhas medo, Zacarias! Deus ouviu as tuas orações: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e lhe darás o nome de João. Terás uma grande alegria e muita gente se vai alegrar também com esse nascimento. O teu filho será grande diante de Deus. Não beberá vinho, nem qualquer bebida alcoólica, e será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Fará com que muitos israelitas voltem para o Senhor seu Deus. Ele irá adiante do Senhor com o espírito e o poder de Elias. Há de reconciliar os pais com os filhos e ensinará os rebeldes a seguir a sabedoria dos justos. Assim preparará o povo para receber o Senhor.»

Então Zacarias perguntou ao anjo: «Como posso ter a certeza disso, se já estou velho e a minha mulher também?» O anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel. Estou ao serviço de Deus e ele mandou-me falar contigo para te dar esta boa nova. Mas como não acreditaste no que te disse, vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que isso acontecer, pois tudo se realizará no tempo devido.»

O povo, que estava à espera de Zacarias, estranhava a sua demora no santuário. Quando ele saiu não conseguia falar, e eles perceberam que tinha tido uma visão. Falava-lhes por sinais e continuava mudo.

Ao acabar os dias de serviço no templo, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois Isabel ficou grávida e não saiu de casa durante cinco meses. «Deus foi bom para mim», dizia ela para consigo. «Agora já não tenho de que me envergonhar diante de ninguém.»

Lucas 1:5-25 BPT

Quinta, 3 dezembro

pano branco
Maria

Quando Isabel estava grávida de seis meses, Deus mandou o anjo Gabriel a Nazaré, na província da Galileia, para falar com uma virgem chamada Maria que estava noiva de José, descendente do rei David. O anjo aproximou-se dela e disse-lhe: «Eu te saúdo, ó escolhida de Deus. O Senhor está contigo.» Maria ficou perturbada com estas palavras e perguntava a si própria o que queria dizer aquela saudação. Então o anjo continuou: «Não tenhas medo, Maria, pois foste abençoada por Deus. Ficarás grávida e terás um filho, a quem vais pôr o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Deus altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono do seu antepassado David. Governará para sempre os descendentes de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

Maria perguntou então ao anjo: «Como é que isso pode ser, se nunca tive marido?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel vai ter um filho, apesar da sua muita idade. Dizia-se que era estéril, mas já está no sexto mês. É que para Deus não há nada impossível.» Maria disse então: «Eu sou a serva do Senhor. Cumpra-se em mim a tua palavra.» E o anjo retirou-se.

Lucas 1:26-38 BPT

Sexta, 4 dezembro

mãos em movimento
Presença

Por aqueles dias, Maria apressou-se em ir a uma povoação nas montanhas da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando esta ouviu a saudação de Maria, a criança mexeu-se dentro dela. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse em voz alta: «Abençoada és tu, mais do que todas as mulheres, e abençoado é o filho que de ti há de nascer! Que grande honra para mim ser visitada pela mãe do meu Senhor! Mal ouvi a tua saudação, logo a criança que trago dentro de mim saltou de alegria. Feliz daquela que acreditou, porque nela se cumprirá o que foi dito da parte do Senhor.»

Lucas 1:39-45 BPT

Sábado, 5 dezembro

flores
Habitar em segurança

O Senhor declara: «Há de vir o tempo em que cumprirei a promessa que fiz ao povo de Israel e a Judá. Então escolherei para rei um descendente justo, da família de David, que há de governar o país com justiça e equidade. Então os habitantes de Judá e de Jerusalém serão libertados e viverão em segurança. A cidade será chamada “O Senhor é a nossa salvação”.

Jeremias 33:14-16 BPT

Fotos: Ana Débora Campos