Vive! - A carta aos Efésios (II)

Vive! (A carta aos Efésios)

Tenho uma crise de identidade… especificamente uma crise de identidade bíblica. Sinto-me constantemente dividido entre ser um pecador e ser um santo! Na maior parte do tempo, sinto-me um pecador. Cometo muitos erros, tenho o dom de dizer a coisa errada na hora errada, posso ser preguiçoso, e posso ser mandão. Muitas vezes pergunto-me se Deus me pode usar, e se realmente quer… e porquê?

Conheço muitas pessoas que sentem o mesmo que eu. Pergunto-me se os Efésios se sentiram assim. Será que se sentiram encorajados ou confusos com a saudação de Paulo. “O povo santo de Deus”? Até parecia que Paulo não os conhecia, ou conhecia?

Tu e eu (e os Efésios) não somos santos porque somos pessoas perfeitas. Somos santos porque pertencemos a Jesus. Então, quando Deus olha para nós, está a ver o seu Filho! Talvez te perguntes se consegues fazer o trabalho que te foi pedido. Com certeza, deve haver pessoas mais capacitadas, melhor treinadas, mais simpáticas e mais motivadas. Talvez existam, mas Deus quer usar-te. Ele quer-te porque estás no processo de ser mais parecido com Cristo, estás a aprender, estás a crescer, e tu és “fiel em Cristo Jesus”. Deus consegue usar esse tipo de pessoa! Tu és ensinável, humilde, e estás disponível!

Não precisas de tentar ser o maior no que fazes ou no que és ou; fazes parte do povo sagrado de Deus. Não precisas de tentar impressionar ninguém; sê apenas fiel. A tua identidade não está presa ao teu trabalho, a nenhum tipo de serviço cristão, à tua educação, à tua aparência, ou mesmo à tua personalidade. Tu és um filho de Deus. É essa a tua identidade. E isso é um mistério fantástico! (Efésios 1:2).

Tu e eu vamos continuar a cometer erros, muitos. Não esqueças quem tu és e de quem és. Não trabalhes para ganhar fama e reconhecimento; trabalha para o teu Pai e trabalha fielmente. E assim, se falharmos ou tivermos sucesso, não precisamos nos preocupar, a nossa identidade está segura em Jesus Cristo. Somos o seu povo santo, os fiéis em Cristo Jesus.

Então, vive! E o que devemos nós viver, exatamente? Jesus, claro!

Vive! - A carta aos Efésios (I)
Vive! - A carta aos Efésios (II)

Todos os domingos, pelas 16:00:

Outubro
04 out • Aprender a viver (Introdução)
11 out • Viver a Verdade (Efésios 1)
18 out • Viver em reconciliação (Efésios 2)
25 out • Viver juntos (Efésios 3)

Novembro
01 nov • Viver como Igreja (Efésios 4:1-16)
08 nov • Viver em pureza: como vestir (Efésios 4:17-32)
15 nov • Viver em pureza: como despir (Efésios 5:1-21)
22 nov • Viver diariamente (Efésios 5:23-6:9)
29 nov • Viver em oração (Efésios 6:10-24)