Eu sou a porta

#16 Eu sou a porta

Por conseguinte Jesus continuou: «Em verdade vos digo, eu sou a porta por onde entram as ovelhas.
João 10:7‭ (BPT09)
Eu sou a porta. Aquele que entrar por mim salva-se. É como uma ovelha que entra e sai do curral e encontra pastagens.
João 10:9 (BPT09)
Eu sou o bom pastor . O bom pastor está pronto a morrer pelas suas ovelhas.
João 10:11‭ (BPT09)
Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me a mim.»
João 10:‬14 (BPT09)

Pensemos na palavra PORTA, na cultura ocidental, e na importância que ela tem no nosso dia a dia. Ela é, sem dúvida, muito importante. Através dela, entramos e saímos de alguns lugares.

Para muitos judeus, ouvir esta expressão, vinda da parte de Jesus, era como se estivessem a ouvir uma tremenda blasfémia, visto que, “EU SOU”, era uma expressão divina. Mas Ele queria confirmar aos homens que, na verdade, Ele era o “EU SOU” e ainda É. Esta expressão é exclusivista: Eu sou a porta; Eu sou o único acesso a Deus.

Segundo alguns historiadores, alguns pastores pernoitavam junto à porta do curral. A porta não era aberta ou fechada sem que eles dessem conta, era como se eles, literalmente, fossem a porta. Esta expressão de Jesus era algo que os judeus, naquela altura, identificavam plenamente.

Ao entrarmos pela porta encontramos:
Salvação – N’Ele, por Ele e por meio d’Ele somos salvos. Salvos do pecado, da separação eterna de Deus. Jesus, a porta de entrada para a vida eterna.
Segurança – Em Jesus, a nossa vida torna-se muito mais segura, Ele é a nossa segurança; Ele livra-nos do medo que, por vezes, nos paralisa e não nos deixa pensar ou agir; da incredulidade que nos pode levar a desfalecer na fé; da angústia que nos rouba a paz; da dúvida que nos leva mais a ver para crer, e não a crer para ver; da culpa que nos acusa e nos faz sentir que não somos merecedores do amor e do perdão de Deus, através do sacrifício de Cristo.

Ao sairmos pela porta encontramos:
Providência – “Achará pastagens” – Ele não é somente a porta, Ele é o bom Pastor, que conduz as Suas ovelhas ao alimento saudável.
Oportunidade – Ele dá-nos a oportunidade de crescermos e de, nós mesmos, sermos PORTAS, instrumentos, para que outros também possam entrar pela PORTA, que é Jesus.
Confiança – O texto fala-nos da relação que o bom Pastor tem com as ovelhas, ao ponto de existir um conhecimento mútuo. As ovelhas seguem o Seu Pastor, porque confiam n’Ele.

Será que já entrei por esta Porta salvífica? Que tipo de relacionamento tenho eu com a Porta da minha salvação? Estou eu disposto a ser uma porta, para que outros tenham acesso ao mesmo privilégio que eu?

Talvez valha a pena pensar nisto.

— Nelson Costa

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point