Eu sou o caminho

#09 Eu sou o caminho, a verdade e a vida

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. «Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim. E já que me conhecem ficam a conhecer também o Pai. E desde agora ficam a conhecê-lo porque o viram.»
JOÃO 14:6‭-‬7 (BPT09)

Haverá afirmação mais profunda em toda a história da humanidade? Haverá declaração mais incrível do que uma pessoa – um homem – dizer de si próprio que ele próprio é o caminho, a verdade e a vida? Alguma forma melhor, mais abrangente, mais contundente, de dizer “eu sou tudo, o centro de tudo, e o único em quem pode haver alguma esperança de chegar Àquele que é soberano sobre tudo – o Pai”?

E o que diz Jesus a uns discípulos amedrontados pelo Seu discurso de que tem de os deixar, porque tem de lhes “ir preparar morada”? Diz-lhes que não precisam de ter medo, porque já conhecem o caminho.

Quão precioso é isto para nós em tempos de instabilidade? Toda a gente recorre a um caminho que parece trazer segurança – ou pelo menos a ilusão da mesma: para uns, o caminho é um governo ou uma ideologia política; para outros, a justiça social e as causas sociais; para outros ainda, a anestesia do entretenimento, do cinema, da Internet, do futebol.

São caminhos frágeis, instáveis e que não levam a lugar nenhum – todos terminam no beco sem saída que é a morte. Mas Jesus É o Caminho, o único caminho para o Deus eterno, criador do Universo. Ele não tem a verdade ou fala a verdade, Ele É a Verdade – a única esperança de se conhecer realmente, seja o que for, com clareza. Ele É também a Vida, Nele reside o único antídoto para a morte e o vazio – e Cristo morreu e ressuscitou para o provar.

Como diz a passagem, se tivéssemos conhecido a Jesus, conheceríamos também o Pai. Se conhecemos Jesus, vemos o Pai e temos à nossa disposição tudo o que o Pai é. Estamos dispostos a viver desfrutando desta imensa dádiva, de podermos conhecer Deus, através de Cristo?

Joel Oliveira

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point