Política de Privacidade

Última atualização: 2020-02-12

Neste documento apresentamos a nossa Política de Privacidade, que abrange a Proteção de Dados Pessoais e a Utilização de Cookies.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), plenamente aplicável desde 25 de maio de 2018, regula o tratamento de dados pessoais de pessoas singulares e a livre circulação desses dados.

Esta informação é do seu interesse. Queremos informá-lo com transparência sobre o modo como a Igreja Baptista do Estoril – Meeting Point (adiante designada Meeting Point), recolhe e trata os dados pessoais, como gere toda a informação, o que são cookies, quais as suas finalidades e como efetuar a sua gestão.

Convidamo-lo a ler atentamente este breve resumo.

O que é a política de privacidade e proteção de dados pessoais?

É a política que estabelece os termos em que o Meeting Point, trata os dados pessoais dos seus membros e visitantes e os direitos que estes podem exercer, de acordo com o disposto no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) – e restante legislação nacional aplicável em matéria de privacidade e proteção de dados.

O que são dados pessoais e o tratamento de dados pessoais?

Um dado pessoal é qualquer tipo de informação relativa a uma pessoa singular. Por exemplo, o nome, um número de identificação, dados de localização, contactos, até elementos da sua identidade física, económica ou social.

O tratamento de dados pessoais é qualquer operação efetuada, por meios automatizados e não automatizados, sobre estes dados – recolha, registo, alteração, consulta, utilização, transmissão e destruição, entre outras.

Como é que recolhemos os seus dados?

O Meeting Point recolhe dados pessoais no âmbito de relacionamentos estabelecidos com membros e visitantes.

Na recolha e tratamento dos dados, o Meeting Point cumpre as obrigações legais aplicáveis e observa os princípios e regras de tratamento, solicitando o consentimento de membros e visitantes, quando tal é necessário para tratar dados.

Os seus dados pessoais estão seguros?

O Meeting Point adota várias medidas de segurança de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais dos seus membros e visitantes contra a perda, difusão, alteração, tratamento ou acesso indevidos ou não autorizados.

A conservação dos dados pode ser efetuada pelo período em que subsistirem obrigações legais.

Quais os direitos dos titulares de dados pessoais?

Os titulares dos dados pessoais recolhidos têm os seguintes direitos:

  1. Direito de acesso – prestação de informação sobre os dados pessoais que o Meeting Point detém a respeito do titular dos dados e sobre o respetivo tratamento;
  2. Direito de retificação – correção, atualização ou inclusão de informação (que possa estar em falta) relativa ao titular dos dados;
  3. Direito ao apagamento dos dados (“direito a ser esquecido”) – apagamento dos dados, verificados os requisitos legais para o efeito;
  4. Direito à limitação do tratamento – suspensão/cessação (temporária) do tratamento de dados, observados os requisitos legais aplicáveis;
  5. Direito à portabilidade – disponibilização dos dados pessoais facultados pelo membros e visitantes, em formato estruturado de uso corrente e de leitura automática, de modo a que possam ser transmitidos a outro responsável pelo tratamento;
  6. Direito de oposição – revogação de consentimento para tratamento(s) de dados efetuado(s) com base nesse fundamento.

Como pode o membro e visitante exercer os seus direitos e aceder a informação sobre gestão de dados pessoais?

No Meeting Point, os membros e visitantes podem exercer qualquer destes direitos mediante contacto com Direção da mesma e, no caso do consentimento, através do site e/ou outro meio.

Os pedidos de informação sobre gestão de dados pessoais podem ser apresentados através de:

  • Email para info@meetingpoint.org.pt
    natureza > Pedido de informação;
    assunto > Gestão de Dados Pessoais;
  • Carta dirigida à Direção para a morada:
    Igreja Baptista do Estoril – Meeting Point
    Av. dos Bombeiros Voluntários, 59
    2765-202 Estoril

Pode ainda apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados, autoridade pública que fiscaliza a aplicação da legislação sobre proteção de dados pessoais em Portugal.

Qual é a Política de Cookies?

A Política de Cookies esclarece quais são os tipos de cookies utilizados pelo Meeting Point no seu site, ficando excluídos outros sites.

O que são cookies, que tipos são utilizados e quais as suas finalidades?

As cookies são ficheiros informáticos armazenados no seu browser que permitem identificar o seu dispositivo de acesso à Internet e que podem conter informações pessoais, tais como preferências de navegação no site, passwords, usernames, etc.

É possível escolher os tipos de cookies que podem ser descarregados para o seu dispositivo de acesso à Internet (computador, telemóvel, tablet, etc.) através das definições de privacidade nas opções do navegador de Internet que utiliza, designado browser.

O site público do Meeting Point utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos membros e visitantes e utilizadores, aumentando a rapidez de resposta e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

O que é uma violação de dados?

Uma violação de dados é uma quebra de segurança que provoca, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais tratados pelo Meeting Point.

A partilha de dados ou a forma como os dados são partilhados é algo que merece toda a nossa atenção e empenho na sua proteção e segurança.
O Meeting Point assegura que a partilha de dados pessoais, quando necessária, obedece aos princípios e regras de tratamento de dados pessoais consagrados no RGPD, garantindo a proteção dos dados pessoais dos seus membros e amigos.