Solidão vs. Solitude

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
SobreVIVER
Solidão vs. Solitude
A carregar
/

Leitura Bíblica

Parem! Reconheçam que eu sou Deus! Serei supremo entre as nações, supremo em toda a terra!
Salmos 46:11

Devocional

Está tudo sossegado. Não há barulho onde eu estou sentada agora, exceto a chuva que cai no telhado e bate na janela. Estou num divisão quase vazia, com apenas algumas peças de arte e decoração aqui e acolá. Não há música a tocar, nenhuma TV a funcionar em pano de fundo, nenhum ecrã exceto aquele onde eu estou a trabalhar. Estou sozinha neste silêncio, mas não estou só. Estou em solitude, mas não em solidão. E sim, há uma diferença.

Eu nunca gostei de ficar sozinha. Eu sentia-me sempre isolada e triste quando estava sozinha. Mas, com o tempo, percebi quão precioso poderia ser estar sozinho. É verdade, nem sempre é assim. Mas há momentos em que ficar sozinho é o lugar mais reconfortante e ‘não isolada’ para se estar! Quando estamos sozinhos, temos mais espaço mental, emocional e, é claro, físico para entender que realmente não estamos sozinhos. Na nossa solidão, temos mais oportunidade de ouvir Jesus sussurrar, de entender o que o Espírito Santo nos deseja mostrar, e sentir a presença de Deus segurar-nos como se fossemos crianças pequenas.

Em vez de temer a nossa solidão e desejar escapar dela, talvez possamos aprender a abraçá-la, só por algum tempo. Usemos esse momento para cultivar a solitude, para abrir a Palavra de Deus de novo e ler, mas ler mais devagar. Ler para ouvir. E depois podemos orar, talvez até sem falar, novamente, apenas para ouvir. Em vez de fugir da solidão, vamos usar esse momento de solitude para sentir o abraço do Senhor, como Ele nos relembra: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

–  Connie Main Duarte
(locução de Ruben Loup Chama)

Leituras para a semana

O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19. Estes devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.