Devocional sobreVIVER
Leitura bíblica
«Quando praticarem o bem, procurem não o fazer diante dos outros para dar nas vistas. Se assim fizerem, já não terão nenhuma recompensa a receber do vosso Pai que está nos céus.
– Mateus 6:1-6 (BPT)
Portanto, quando deres esmola, não faças alarde à tua volta, como é costume das pessoas fingidas, nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiadas. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando deres esmola, procura que a tua mão esquerda nem saiba o que faz a direita. Deste modo, a tua esmola ficará em segredo; e o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há de recompensar-te.
Quando orarem, não façam como as pessoas fingidas que gostam de orar de pé, nas sinagogas e às esquinas das ruas, para toda a gente as ver. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está presente sem ser visto. E o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há de recompensar-te.»
«Quando jejuarem não andem de cara triste, como as pessoas fingidas, que até desfiguram a cara para toda a gente ver que andam a jejuar. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando jejuares, lava a cara e penteia-te bem. Deste modo, ninguém saberá que andas a jejuar, a não ser o teu Pai que está presente sem ser visto. Ele, que vê tudo o que se passa em segredo, te dará a recompensa.»
– Mateus 6:16-18 (BPT)
Devocional
Em triste estado me encontro sempre que, em vez de querer cair no goto de Deus, uso práticas devocionais para impressionar terceiros.
A beatice jamais O encantou. Vigiar-me-ei para não andar a pavonear ou a propagandear pretensa espiritualidade. É que quanto muito enganar-me-ei por um pouco e, pior do que isso, desiludirei Deus em permanência.
Assim, procurarei amar a Deus e ao próximo sem dar nas vistas. Tratarei de passar despercebido entre pares, sabendo que Deus se aperceberá de tal procedimento. Já sei que é escusado aguardar por recompensa quando Deus não é o centro da espiritualidade.
Aliás, o prémio é dado como entregue, não passando da mera ilusão momentaneamente criada nos outros e, sobretudo, em mim.
Chega de exibicionismos bacocos. Deus que tudo vê em secreto me bastará como plateia.
– Jónatas Figueiredo
(locução de Ruben Loup Chama)
O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19. Estes devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.