Perspetiva

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
SobreVIVER
Perspetiva
A carregar
/

Devocional sobreVIVER

Leitura bíblica

As figueiras não chegam a rebentar e as videiras não darão uvas, as oliveiras não produzirão os seus frutos, nem haverá nada para colher nos campos. Não haverá rebanhos de ovelhas, nem vacas, nos seus currais. Eu, porém, sinto alegria no Senhor e sou feliz com Deus, meu salvador. O Senhor meu Deus é a minha força. Torna os meus pés ligeiros como os do veado e guarda-me em segurança pelas alturas.» Ao diretor do coro; com acompanhamento de instrumentos de cordas.
Habacuc 3:17-19

Devocional

Por vezes sentimos que está tudo a desmoronar!

Estávamos finalmente a sentir-nos mais seguros depois da crise económica, os empregos pareciam mais estáveis e a economia estava mais forte. Estávamos a caminhar na direção da Páscoa e de a celebrar com família e amigos; mais uns meses e chegariam as férias de verão, com planos para viajar para o estrangeiro ou para algum sítio novo e diferente. Mas, de repente, um vírus que parecia bem longe de nós, estava agora no nosso meio e mudou o nosso mundo, que antes parecia seguro. Em poucos dias a nossa liberdade foi limitada, os nossos trabalhos deixaram de ser tão seguros como pensávamos e até a nossa vigorosa saúde estava agora em risco. Os planos que tínhamos para a Páscoa mudaram e encontrámos online com família e amigos. Os planos de viagens mudaram e foram cancelados.

Muitas pessoas acharam que isto desapareceria tal como apareceu. Certamente pelo verão o pior da CoViD-19 já teria ficado para trás. Com certeza os nossos planos teriam continuado, os nossos filhos teriam ido para os acampamentos de verão, nós teríamos feito as nossas viagens, e a nossa família conseguiria vir visitar-nos. Agora passaram cinco meses e ainda estamos no meio desta crise. Os números de casos de CoViD já baixaram, voltaram a subir e voltaram a descer. Agora compreendemos que provavelmente vamos estar no meio desta crise por muito mais tempo do que tínhamos imaginado.

Podemos lamentar tudo isto. Podemos mostrar medo, ira, frustração e confusão. Deus não nos quer censurados, Ele quer que lhe falemos sobre o que sentimos. A história sobre o lamento é antiga e importante. Dá-nos a oportunidade de pôr em palavras o que os nossos corações sentem de forma mais profunda. Mas a tradição do lamento na Bíblia está sempre ligada a uma fé profunda que o mantém enraizado na bondade, misericórdia, justiça e amor de Deus. Foi isso que permitiu a Habacuc falar com Deus sobre o que ele estava a ver e sentir. O horror do que ele estava a sentir e a viver vinha em conjunto com a incrível fé e esperança com que ele termina o seu lamento.

É uma mudança de perspetiva. Ele não está a abafar o seu medo e revolta, nem a mascará-los com uma fé piedosa. Não, ele está a ser honesto com Deus e a descobrir que, no meio de toda a dor, confusão, frustração, planos falhados e sonhos destruídos, Deus ainda é bom; Deus ainda está presente; Deus ainda está no controlo. Assim ele pode esperar em Deus. O mesmo se aplica a nós. Deus é a nossa força, não a nossa saúde, as nossas carreiras ou até as nossas famílias. Uma mudança simples de perspetiva leva-nos para longe do vale de desespero e coloca-nos na montanha de esperança.

Connie Duarte
(locução de Ruben Loup Chama)

Leituras para a semana

O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19. Estes devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.