Paz (Advento 2019 #2)

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Advento 2019
Paz (Advento 2019 #2)
A carregar
/

Advento 2019
Uma Caminhada até à Chegada do Salvador, Jesus
Primeiro domingo

Ouço uma voz gritar:
«Preparem no deserto o caminho do Senhor,
na estepe, abram uma calçada para o nosso Deus.
Que os vales sejam levantados
e as montanhas e colinas, rebaixadas;
que os cimos dos montes sejam aplanados
e os terrenos escarpados sejam nivelados.
O Senhor vai mostrar a sua grandeza
e toda a gente a verá.
É o Senhor quem o declara!»
– ISAÍAS 40:3-5

Alcançar a paz é um alvo, um desejo, que quase todos perseguem. Desde a paz no mundo até à paz interior, da paz na sociedade à paz nos relacionamentos, esta busca ocupa-nos.

Porque é tão difícil encontrar paz à nossa volta? Mesmo quando parece que a encontramos, acabamos por verificar que o que temos são só umas tréguas. Não demora muito a percebermos que a paz que construímos com suor pode ser facilmente quebrada pelo outro ao nosso lado, ou até por nós mesmos! Procuramos a paz, mas temos facilidade em desperdiçá-la ou destruí-la.

Estamos à procura no sítio errado. Desde o começo de tudo que não somos nós a fonte da paz duradoura. Quando fomos criados, a paz estava lá porque Deus estava lá também. Foi o nosso egoísmo, a mentira e a usurpação que nos separaram de Deus e nos deixaram num mundo rarefeito desta paz, de que Ele é a nascente.

Mas Deus abriu-nos o caminho de regresso. Queremos acolher o seu amor? Queremos viver a sua comunhão? Queremos sentir a sua paz que ultrapassa o que conseguimos compreender? Estamos à distância de uma decisão, porque “um menino nos nasceu, um filho nos foi dado”. Jesus, o Filho de Deus, veio para receber o castigo que nos cabia. Habitou no nosso meio para morrer no nosso lugar. Venceu o mundo, para encontrarmos a paz que nos falta.

“A paz vos deixo, a minha paz vos dou. Mas não a dou como a dá o mundo. Não se preocupem nem tenham medo.” A paz que dura, está ao nosso alcance, se a aceitarmos. O convite que Jesus nos estende é para sermos parte de um só corpo, com outros tão pecadores como nós, mas unidos a Ele e onde Ele reina nos nossos corações. Não temos mais razões para andar ansiosos e para temer.

“Que o Deus de paz seja convosco. Ámen.”

João Duarte