Leitura Bíblica
Tu, porém, ensina aquilo que está de acordo com a verdadeira doutrina. Ensina aos mais velhos a serem moderados, respeitáveis, prudentes e firmes na fé, no amor e na paciência.
– Tito 2:1-2
Devocional
Neste segundo capítulo do livro de Tito podemos ver que os homens mais velhos deveriam ser exímios na fé, no amor e na paciência. Não nos faz isto lembrar outro versículo acerca de fé, amor e… “Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.” 1 Coríntios 13:13
Se a fé e o amor estão presentes nos dois versículos, a única variável são as palavra paciência e esperança. A palavra “paciência” usada por Paulo na carta a Tito vem da palavra grega “hupomone” da qual não existe uma tradução direta deste termo para a nossa língua, ainda assim ela é usada para designar paciência e perseverança, etimologicamente designa a capacidade de resistir a condições adversas. É por isso que a palavra “paciência” está intimamente ligada com a palavra esperança, como vemos em Romanos 5.
“Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança; a perseverança provoca a firmeza de caráter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança. Esta esperança não nos engana, porque Deus encheu-nos o coração com o seu amor, por meio do Espírito Santo que é dom de Deus.” Romanos 5:3-5
Aprendemos que é a capacidade de ter uma paciência que persevera que nos leva a ter esperança, e uma esperança que não é enganosa, fundada em quem acreditamos. O desafio para nós é ser capaz de transformar uma espera morosa, desgastante e cansativa numa espera em que ficamos cada vez mais firmes nas promessas de Deus, cada vez mais seguros de que Ele está a ouvir, cada vez mais fortes no interior e capazes de resistir às condições desfavoráveis, e no fim sabermos que vamos conseguir!
– André Silva
(locução de Ruben Loup Chama)
Leituras bíblicas para a semana
O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19.
Os devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.