o Seu amor dura para sempre 21

o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre
o Seu amor dura para sempre 21
A carregar
/

Jeremias Permanece em Judá

Leitura bíblica
Jeremias 39.1-18, Jeremias 40.1-16, Jeremias 41.1-18, 2 Crónicas 36.15-16, Romanos 6.23.

O sofrimento tem uma forma de colocar o algodão nos meus ouvidos. Quando a situação se torna difícil, tenho o mau hábito de me convencer de que Deus deixou de falar por completo. Por vezes, vejo-me esmagado pela minha percepção de que o Espírito simplesmente se calou para mim.

Mas depois leio as palavras de Jeremias, o profeta que passou os seus dias a chorar (por boa causa) sobre o povo de Deus e a sua desobediência, e lembro-me que Deus não é indiferente, ao nosso pecado, ou ao nosso sofrimento. Só na leitura de hoje, apenas três pequenos capítulos da história de Jeremias, descobrimos que a sua cidade de Jerusalém foi sitiada com oficiais pagãos à espera de perseguir os vizinhos. O rei fugiu e foi capturado… e depois teve os seus olhos arrancados. Os filhos e nobres da pátria de Jeremias foram então massacrados, e os seus compatriotas foram levados para o exílio. As cisternas que deviam conter água foram em vez disso cheias com os corpos dos que foram mortos (Jeremias 39-40). Relembre-se: são apenas três capítulos!

O próprio Jeremias foi deixado a viver como prisioneiro entre os mais desprovidos dos seus irmãos. Esta única fotografia da história de Jeremias contém mais dores de coração do que tu, e provavelmente eu, alguma vez saberemos. Contudo, foi nesse momento que “a palavra do Senhor tinha chegado a Jeremias quando ele estava confinado no pátio da guarda” (Jeremias 39.15). O som da voz de Deus falando no momento mais sombrio de Jeremias anima os meus ouvidos e lembra-me que as coisas deste mundo, mesmo a convulsão política dos líderes, não podem esmagar a palavra do Senhor; os Seus planos serão bem sucedidos. O sofrimento, a prisão e as tristezas – nada disto é comparável com o poder e a bondade de Deus. Não há prisão que possa bloquear a voz de Deus, nem há um governante que O possa censurar.

Com todas as formas de conforto tiradas a Jeremias, que bálsamo deve ter sido a presença e a voz de Deus! O livro de Jeremias é a prova de que não há nada que os filhos de Deus não possam suportar enquanto o Senhor ainda estiver a falar. Em cada cume e em cada vale, em tempos de abundância e em tempos de carência, quer tudo esteja cor-de-rosa, ou tudo em trevas – se ouvirmos a voz do nosso Pastor, descobriremos que Ele ainda está a falar. Ele não está indiferente, mas empenhado. O próprio Deus continua sempre a chamar os Seus filhos de volta para Ele.

Devocional O Seu amor dura para sempre