Jeremias nomeado como examinador
Leitura bíblica
Jeremias 5.14-6:30, Salmo 95.1-11, Miquéias 6.6-8.
Costumávamos ter um camião com mais de 300.000 quilómetros. Adorava conduzi-lo. O couro estava rachado e a maior parte das luzes do tablier estavam queimadas. Mas facilitar a viagem por uma estrada campestre com todas as janelas para baixo fazia-me sentir como se o vento estivesse nas minhas costas e as coisas estavam a correr à minha maneira.
Havia, no entanto, uma luz que não estava queimada: a luz do motor de verificação. Levei-a ao nosso mecânico favorito e ele olhou-me nos olhos, “Pare imediatamente de conduzir este veículo – um solavanco errado e todo o chassis vai cair do eixo”. Este camião vai falhar desastrosamente, e em breve”. Conduzindo para casa naquela tarde, considerei as suas palavras: Em quanto tempo? De que forma “desastroso” estamos a falar? Qual o tamanho de uma lomba? Provavelmente estava a exagerar – o que é mesmo um eixo, afinal?
As coisas podem parecer muito bem à superfície, mas ao roncar por baixo, o verdadeiro valor acabará por se revelar. No caso do meu camião, foi um fracasso catastrófico à espera de acontecer. Pensei que podia depender daquele camião velho, mas não podia ficar de pé de uma forma que importasse desesperadamente. No caso de Israel, Deus nomeou Jeremias como um “avaliador” para determinar o que eles foram feitos – e se seriam capazes de se levantar (Jeremias 6.27). Um avaliador é um “refinador”, que testa a composição dos minerais e determina o seu valor. O Senhor vai ao ponto de declarar que são tão teimosos que “são bronze e ferro; todos eles são corruptos” (v.28). Mas nenhuma quantidade de explosões com fogo revelará metais valiosos porque o povo rejeitou a palavra do Senhor (v.17).
A cultura descrita nestes capítulos é uma recordação surpreendente da minha própria cultura: “eles tornaram-se poderosos e ricos… gordos e elegantes… [e] destacaram-se em assuntos malignos… e não defenderam os direitos dos necessitados” (Jeremias 5.27-28). Deus chama-nos a ouvir as Suas palavras e a abandonar as seduções deste mundo. Ele avisa que seremos medidos e a verdade dos nossos corações será revelada.
Quem pode ficar de pé perante tal exame? Embora o meu camião me parecesse bem, o seu desastre iminente não podia ser escondido do olhar experiente de um mecânico. Se persistirmos em não usar os nossos olhos para ver ou os nossos ouvidos para ouvir – se nos recusarmos a ouvir o Senhor, a nossa devastação é certa. De facto, são os nossos próprios pecados que nos negam a recompensa do Senhor (Jeremias 5.25).
Se estamos decididos a não ouvir, não podemos resistir a um exame atento. Mas ponde os vossos pés em obediência ao Senhor e Ele mudará a qualidade do vosso coração, e um exame mais profundo revelará o valor da Sua própria bondade reluzente em vós. Hoje se ouvirdes a Sua voz – na Sua palavra, na Sua criação, através do Seu povo – não endureçais o vosso coração, mas escutai e adorai (Salmo 95.8).