O Chamado de Jeremias
Leitura bíblica
Jeremias 1.1-19, Jeremias 2.1-37, Jeremias 3.1-5, Isaías 6.4-7, 1 Pedro 1.21.
Jodi era uma daquelas pessoas afortunadas que sabia exactamente o que queria ser quando crescesse. O seu objectivo era belo: ser uma nutricionista clínica que pudesse trazer educação nutricional a pessoas em culturas empobrecidas. Já conheceu alguém assim? Amo e admiro essas pessoas, mas definitivamente não sou uma delas. Além do amor de passar tempo ao ar livre, nunca tive uma visão clara da minha vida e fiquei um pouco paralisado durante toda a faculdade, sem saber que caminho de carreira escolher ou direcção tomar. O mundo tinha possibilidades aparentemente infinitas, mas isto só me paralisou no processo de tomada de decisão.
A vocação de Jeremias foi-lhe clara e especificamente comunicada. As Escrituras dizem-nos que muito antes mesmo de ele nascer, Deus tencionava usá-lo como Seu instrumento profético. “Antes de te ter dado a vida eu já te conhecia; – diz o Senhor – já eu te tinha escolhido” (Jeremias 1.5). Com ordens para avisar o povo de Judá contra a apostasia, Jeremias recebeu instruções para a sua vocação muito cedo na vida – um propósito claro com palavras detalhadas do Senhor para a salvação e o florescimento de um povo específico.
Mesmo assim, Jeremias protestou, dizendo: “Ah! Senhor, meu Deus, eu não sei falar: sou ainda muito novo!” (v.6). Não reagiríamos da mesma maneira? Imagine como deve ter sido intimidante ser escolhido como porta-voz de Deus com o propósito de declarar julgamento e castigo sobre os pecados das nações. Não só a própria descrição do trabalho era assustadora, como a pessoa que a entregava ainda era realmente jovem e sem muita experiência de vida. Mas Deus tranquilizou Jeremias uma e outra vez que Ele estaria presente para o salvar (vs.7-8, 19).
Por mais reconfortante que tenha sido a tranquilidade de Deus, a chamada para ser Seu profeta não foi de modo algum um trabalho fácil para Jeremias. Por outro lado, que bênção e alívio ter Deus a comunicar especificamente o Seu chamado para si em tão tenra idade. Jeremias sabia o que seria obedecer à vontade de Deus. Agora ele só tinha de caminhar nela.
E quanto a si? Onde encontra conforto na história do chamado de Jeremias?
Deus escolhe todos os nossos chamados. Desenhando-nos para realizar um propósito único num tempo e num lugar específico, Ele equipa-nos com dons para ajudar a trazer a restauração ao mundo (Hebreus 13.21). Quão excitante é isso? Mesmo quando trememos um pouco nos nossos sapatos, como Jeremias fez, podemos estar certos de que Aquele que chama está connosco.