Aquele que é a Palavra era a luz verdadeira; Ele ilumina toda a gente ao vir a este mundo. Ele estava no mundo, mundo que foi feito por ele. O mundo não o conheceu. Ele veio para o seu próprio povo e o seu povo não o recebeu. Mas a todos quantos o receberam, aos que creem nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus . Estes não nasceram de laços de sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas nasceram de Deus.
– João 1:9-13
Já alguma vez estiveste num lugar escuro, tão escuro que nem conseguias ver a tua mão, mesmo que a pusesses em frente da tua cara? É ainda mais assustador, quando a escuridão acontece num sítio que não conheces. Começas a questionar-te se está mais alguém ao pé de ti. Ganhas medo do desconhecido, e a tua imaginação assume o controlo, começas a ouvir coisas e sentes que há alguma coisa sinistra a mexer-se perto de ti.
Quando esticas a mão à tua frente para tentar encontrar o caminho à tua volta, o pânico começa a instalar-se. Será que vais sair alguma vez dali? Estás perdido? Mesmo perdido, para sempre? Nessa altura, vês. Ainda muito fraquinha mas sabes que está lá. Uma pequena luz do tamanho de um fósforo aceso. Pequena, mas suficiente. Andas na sua direção, devagar ao início, mas depois mais rápido, à medida que a luz começa a crescer. Começas a perceber que há coisas à tua volta e os teus passos ficam mais firmes. Paras de tropeçar porque já consegues ver por onde andas.
Em pouco tempo és banhado por luz e tudo à tua volta está iluminado. Já não há razão para ter medo. Olhas para trás na direção do lugar escuro de onde saíste, estremeces e viras-te de volta para o teu caminho. Nunca mais queres lá voltar outra vez e não precisas de o fazer! A luz não só ilumina o teu caminho, como te trouxe para um sítio seguro. Estás em casa.
Esta foi a mensagem de Deus para o povo de Israel pelo profeta Isaías (Isaías 9:2-7). O povo tinha-se perdido e caminhava nas trevas espirituais. Estavam longe de Deus, longe da segurança, longe de casa. Enquanto deambulavam, tropeçavam e caíam. Já há muito que se tinham esquecido de como era sentirem-se seguros.
Mas então veio Jesus e uma luz cintilou na escuridão. Algumas pessoas, tão habituadas e confortáveis com a escuridão, viraram as costas à luz e recusaram aproximar-se. Mas haviam outros que há muito desejavam ver a luz e aproximaram-se, cada vez mais perto. Quando o fizeram, a glória de Deus envolveu-os de luz. Jesus não era uma pequena luz cintilante, Ele era a luz do mundo! As pessoas deixaram a escuridão para trás, para nunca mais voltar. Estavam em segurança. A luz revelou a maravilhosa verdade. O Messias tinha chegado, a salvação era sua, eles estavam em casa.
Connie Duarte