Leitura Bíblica
O melhor que uma pessoa tem é comer e beber e saborear os frutos do seu trabalho. E quanto a isto, já cheguei à conclusão de que é um dom de Deus. Pois quem é que pode comer ou gozar a vida, sem a sua ajuda? Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria aos bons. Aos maus, porém, Deus destina a tarefa de produzirem e de acumularem bens, que depois vai distribuir aos bons. Também isto é ilusão. É correr atrás do vento!
– Eclesiastes 2:24-26
Devocional
Quando eu andava na universidade, juntamente com uns amigos, decidi fazer um auto-desafio. Esse auto-desafio foi ficar sem falar durante 36 horas. Os meus amigos fizeram exercícios como não ver durante 24 horas, dormir no chão, comer sem talheres, comer exatamente o mesmo prato durante 1 semana, etc… Não puder falar durante tantas horas foi uma experiência marcante para mim, da qual tirei algumas conclusões…
Penso que o materialismo tem várias faces: o consumismo, a acumulação, a futilidade… Hoje gostaria que refletissem no materialismo como o viver com a pretensão das coisas dadas como adquiridas. E ficar 36 horas sem comunicar com a voz, foi desafiar essa pretensão e perceber que nada é certo de que não acabe.
Se vivemos certos das coisas básicas dadas como adquiridas, facilmente nos esquecemos da importância destas na nossa vida e isso gera ingratidão. Para além de, então sermos pessoas ingratas, também, se vivemos a pensar que certas coisas são inesgotáveis, tendencialmente seremos persuadidos a viver numa corrida exaustiva pelas coisas que se esgotam. Então vivemos com mais foco nessas coisas, que normalmente são secundárias, e disso resultará acumulação, futilidade e materialismo.
Vivemos um momento em que nos foi tirado o que, normalmente, temos como certo, como, por exemplo, a simplicidade de sair à rua sem preocupações. O ato de sair de casa sem nos preocuparmos com a máscara, as luvas e o álcool desinfetante. Enquanto cristãos e pessoas gratas a Deus pelas coisas básicas da vida, qual está a ser a nossa atitude perante este isolamento social?
Exercícios para reflexão durante a semana:
- Reflete nas coisas que tinhas antes do isolamento e que agora já não tens. Eram essenciais? Eram secundárias?
- Reflete se neste isolamento, de forma a compensares-te, estás a adquirir coisas desnecessárias;
- Reflete nas coisas básicas que estás a tomar como certas. Será que deves pedir perdão por tomá-las como certas? Será que deves dar louvor a Deus por essas coisas?
- Faz abstinência durante algumas horas/dias de algo que consideras muito importante no teu dia-a-dia.
– Débora Campos
(locução de Ruben Loup Chama)
Leituras bíblicas para a semana
O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de confinamento e combate à epidemia da CoViD-19.
Os devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.
#FicaEmCasa