Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Ora a promessa de entrarmos no lugar de descanso de Deus ainda está de pé. Portanto, irmãos, tenham cuidado, para que ninguém perca a oportunidade de entrar nesse descanso! Na realidade, ouvimos o evangelho exatamente como eles. Porém a mensagem que eles ouviram não lhes serviu de nada, porque a ouviram mas não a receberam com fé. Portanto, nós que temos fé havemos de entrar no descanso a que Deus se referiu, quando disse: Fiquei tão indignado que jurei: «Esta gente não há de entrar no lugar de descanso que eu preparei.» No entanto as obras dele estavam completas desde a criação do mundo. Pois numa passagem da Sagrada Escritura lê-se a respeito do sétimo dia: Deus descansou no sétimo dia depois de ter feito toda a sua obra. E noutro lugar vem a passagem já citada: Esta gente não há de entrar no lugar de descanso que eu preparei . Ora, visto que aqueles que primeiramente ouviram o evangelho não entraram no descanso de Deus, por causa da sua desobediência, é evidente que outros devem entrar nele. É por isso que Deus marca outro dia, o dia de «hoje», de que fala a Sagrada Escritura. Muitos anos mais tarde, falando por meio de David, Deus disse, como já foi citado: Se ouvirem hoje a voz de Deus, não se mostrem duros de coração. Se Josué tivesse levado realmente o povo para esse lugar de descanso, Deus não teria falado mais tarde de um outro dia. Portanto, o povo de Deus ainda há de entrar num descanso semelhante ao que Deus teve no sétimo dia. Porque aquele que entrar no descanso de Deus, descansará das suas obras exatamente como Deus descansou das dele.
Hebreus 4.1-10 in Bíblia para Todos
Devocional
Sem Deus andamos invariavelmente de gatas. Deitamos os bofes pela boca e, sobretudo, arfamos da alma. Cansamo-nos e desgastamo-nos com banalidades. As novidades enfadam-nos e levam-nos o efémero entusiasmo em três tempos. Nada nos satisfaz porque o vazio de fundo permanece. Tudo parece rotineiro e aborrecedor.
Cirandamos por onde nos leva o coração até percebermos que urge subordiná-lo a Quem o criou. É n’Ele que encontramos sossego real. Tanto mais que “a promessa de entrarmos no lugar de descanso de Deus ainda está de pé.” Coloquemos tudinho nas Suas mãos. Não desperdicemos a oportunidade de viver sob o Seu seguro domínio. Além de O escutar, obedeçamos-Lhe sem reservas, começando já “hoje”.
Deixemo-nos de manias e de nos armarmos em durões, assumindo de vez que precisamos desmesuradamente da Sua sábia direcção. Basta lembrar que “aquele que entrar no descanso de Deus, descansará das suas obras exactamente como Deus descansou das d’Ele.”
– Jónatas Figueiredo