Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Continuem a amar-se uns aos outros como irmãos. Não esqueçam o dever da hospitalidade. Foi por causa da hospitalidade que algumas pessoas chegaram a receber anjos em sua casa sem o saberem. Lembrem-se dos que estão presos como se estivessem na cadeia com eles. Lembrem-se dos que sofrem maus tratos como se vocês sofressem o mesmo no vosso corpo. Que o estado de casados seja respeitado por todos, assim como a fidelidade entre marido e mulher. Quanto aos que praticam a imoralidade e o adultério, Deus os julgará. Não permitam que a paixão do dinheiro vos domine. Contentem-se com o que têm, porque o próprio Deus nos prometeu: Nunca te deixarei, nem te abandonarei. É por isso que podemos dizer confiadamente: O Senhor é quem me ajuda: Não tenho medo de nada! Que mal me poderão fazer os homens?
Hebreus 13.1-6 in Bíblia para Todos
Devocional
Se há algo que devemos continuamente uns aos outros é o amor. Insistamos no cuidado fraternal mútuo. Tanto mais que recebemos de Jesus, não uma fortuita sugestão mas, uma ordem para O imitarmos na forma amorosa como se relaciona connosco. Façamos o que nos manda e aí, sim, revelamos que somos Seus amigos. Toca, pois, a abrir a porta do coração, mas também a de casa, para abrigar quem precisa de amparo. Escancaremos os braços para acolher os que deles precisam.
Essa liberalidade traz consigo surpresas e amizades que ficam para esta vida e para a que há-de vir. Olhemos para além da nossa comodidade e calcemos as sandálias dos que não as têm. Coloquemo-nos no lugar dos que sofrem e façamos-lhes o que gostaríamos que nos fosse feito, tomando como exemplo o modo como Cristo nos abraçou. Honremos cada compromisso assumido, começando desde logo pelo casamento, transportando a aliança não tanto no dedo mas, sobretudo, na consciência.
Cultivemos tanto a pureza sexual quanto o desprendimento material, alegrando-nos com o que Deus nos dá. Que seja Ele a dominar a nossa alma, até porque é Sua a promessa: “Nunca te deixarei, nem te abandonarei. É por isso que podemos dizer confiadamente: O Senhor é quem me ajuda: Não tenho medo de nada!”. Sim, não há motivo para receios porque, voltando ao princípio, a única coisa que temos em dívida é o amor!
– Jónatas Figueiredo