Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Reparem que não estão como os israelitas diante de uma montanha que se pode tocar e que arde em chamas, completamente coberta pela escuridão e batida por uma tempestade. Eles ouviam o toque duma trombeta e o som de uma voz a falar. Quando ouviram aquela voz, pediram a Deus que não dissesse nem mais uma palavra . Era já demasiado dura para eles aquela ordem que lhes foi dada: «Quem tocar na montanha, seja homem seja animal, tem de morrer apedrejado.» Diante daquela situação terrível, Moisés exclamou: «Estou a tremer de medo!» Lembrem-se porém de que estão diante do monte de Sião e da Jerusalém celeste, que é a cidade do Deus vivo, com os seus milhares de anjos reunidos em celebração festiva. Estão junto da assembleia dos primogénitos de Deus, que já têm o nome inscrito nos céus. Estão ao pé de Deus, o juiz de toda a Humanidade, e junto dos espíritos das pessoas justas que já foram aperfeiçoadas. Estão ao pé de Jesus, o mediador da nova aliança, e do seu sangue derramado que fala mais alto do que o sangue de Abel.
Hebreus 12.18-24 in Bíblia para Todos
Devocional
A partir do momento que alguém conhece Jesus passa a entender que não há motivo de espécie algum para temer um relacionamento chegado com Deus. Os estremecimentos de medo são substituídos pelos de alegria.
Através d’Ele percebe-se que o pecado, essa barreira grosseira e separatista, já foi pago. O Seu sangue tratou de desfazer os nódulos da rebeldia. Em Cristo, qualquer pessoa, por mais inquieta que esteja, pode e deve sossegar. Contrariamente ao passado, porque se tem agora uma consciência lavada, a proximidade e a intimidade com o Pai não amedronta.
A Sua voz não apavora, antes atrai docemente. A distância outrora cavada foi, entretanto, atapetada. A intimidade deixou de ser vista como bicho papão, a ponto de ser possível, hoje mesmo, caminhar de mão dada com o Rei do universo. Apesar de se estar na antecâmara do céu, a festa vai-se fazendo já por aqui.
Jónatas Figueiredo