Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Pela fé, os pais de Moisés tiveram-no escondido por três meses, após o seu nascimento. Viram que o menino era especial e não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei. Pela fé, Moisés, quando se fez homem, recusou o título de filho da princesa do Egito, filha do faraó. Antes quis sofrer maus tratos com o povo de Deus do que gozar por algum tempo o prazer do pecado. Achava que ser desprezado, como o Messias havia de ser, tinha muito mais valor do que todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos postos na recompensa futura. Pela fé, Moisés abandonou o Egito, sem ter medo da vingança do rei. Manteve-se firme, como quem vê aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a festa da Páscoa e mandou aspergir as portas com o sangue dos cordeiros, para que o anjo destruidor não levasse os filhos mais velhos dos israelitas. Pela fé, os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como se fosse terra seca. Quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, morreram afogados.
Hebreus 11.23-29 in Bíblia para Todos
Devocional
Gosto de olhar para o retrovisor da História e deixar-me contagiar pelo exemplo de fé de pessoas como Moisés. Uma vida apaixonante desde a nascença, para a qual muito contribuiu o arcabouço espiritual dos seus progenitores.
Estimula-me o seu desprendimento face às mordomias reais. Luxos de que abdicou por preferir identificar-se com quem padecia: “Antes quis sofrer maus tratos com o povo de Deus do que gozar por algum tempo o prazer do pecado.” Prescindiu de títulos terrenos para cair no goto de Deus. As Suas palminhas eram-lhe mais atractivas do que as palmadinhas nas costas de um qualquer faraó, até porque “tinha os olhos postos na recompensa futura.”
Lançou para trás o medo e deixou-se moldar pacientemente, “mantendo-se firme, como quem vê Aquele que é invisível.” Mais, “pela fé”, celebrou antecipadamente a Páscoa, confiado no poder libertador de Deus. Tanto que passou a pé enxuto para a outra margem, na certeza que Deus providenciaria a escapatória. E é para lá que também eu, de olhos postos em Cristo, me dirijo.
– Jónatas Figueiredo