Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Lembrem-se dos dias passados quando acabaram de receber a luz de Deus, e como se mantiveram firmes na luta, apesar dos grandes sofrimentos que tiveram de enfrentar. Umas vezes foram publicamente insultados e atormentados, outras vezes sofreram com os que assim eram maltratados. Compartilharam dos sofrimentos dos que eram presos e aceitaram com alegria que vos tirassem os vossos bens, porque sabiam que possuíam melhores riquezas, que duram para sempre. Portanto, não percam a coragem, pois ela vos assegura uma grande recompensa. Têm de perseverar. Assim cumprirão a vontade de Deus e alcançarão o que ele promete. Lá diz a Escritura: Já falta muito pouco para chegar aquele que há de vir. Não se demorará. O que for justo diante de mim viverá pela fé. Mas aquele que voltar atrás não será do meu agrado. Mas nós não somos dos que voltam atrás e se perdem. Pelo contrário, somos dos que continuam firmes na fé que nos levará à salvação.
Hebreus 10.32-39 in Bíblia para Todos
Devocional
Ser cristão passa também por aprender a encarar as adversidades sem desfalecer. Agir em fé mesmo quando se está debaixo de fogo cerrado. Suportar as contrariedades com estoicismo e enfrentar actos persecutórios de forma honrada. E é precisamente em alturas que se é alvo de boatos, labéus ou suspeições que importa recordar o denodo e a elevação com que situações idênticas foram superadas no passado, quer tenhamos sido nós ou outros companheiros de peregrinação a suplantá-las.
Agarremo-nos a esses testemunhos idos, recheados de bravura e fidelidade que permitiram suportar inúmeras injustiças. Tomemos por modelo aqueles que, ainda hoje em diferentes cantos do mundo, tendo sido espoliados de bens terrenos o encaram com alegria, pois sabem que possuem “melhores riquezas, que duram para sempre.” Sim, há que manter a coragem, já que ela nos “assegura uma grande recompensa.” Urge perseverar, cumprindo assim “a vontade de Deus e alcançando o que Ele promete.”
Receba-se essa injecção de ânimo directamente da Palavra: “Já falta muito pouco para chegar Aquele que há de vir. Não se demorará.” Vivamos pela fé, até porque não somos dos que recuam antes daqueles que avançam na certeza da salvação!
– Jónatas Figueiredo