Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Os sacerdotes judeus vão todos os dias ao templo para prestar culto e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca poderão tirar os pecados. Mas o nosso sumo sacerdote, Cristo, sentou-se ao lado de Deus somente depois de ter oferecido um único sacrifício que tira os pecados uma vez para sempre. A partir daí ele espera até que Deus ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés. É que, com uma só oferta, ele tornou perfeitos para sempre aqueles que purifica do pecado. E o Espírito Santo também nos confirma isto com o seu testemunho, ao dizer: Esta é a aliança que eu hei de fazer com eles naquele tempo, diz o Senhor: hei de colocar as minhas leis nos seus corações hei de escrevê-las no seu pensamento. E disse ainda: Nunca mais me lembrarei dos seus pecados e maldades. Ora, quando os pecados já estão perdoados, não se oferecem sacrifícios para os tirar.
Hebreus 10.11-18 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus é inigualável. O Seu sacrifício na cruz coloca-O num patamar único. Não há sacerdote terreno que, por muito que quisesse e fizesse, se Lhe assemelhe. Nem com doses extra de zelo alguém poderia almejar ter o poder de, como Ele, perdoar pecados.
Cristo não descansou enquanto não cumpriu o plano do Pai: “Sentou-se ao lado de Deus somente depois de ter oferecido um único sacrifício que tira os pecados uma vez para sempre.” Esse acto de amor não roçou a perfeição, atingiu-a em cheio. Daí, ser irrepetível, pois não pode ser melhorado.
Logo, é escusado tentar chegar a Deus por outro meio que não seja por Jesus. “É que, com uma só oferta, Ele tornou perfeitos para sempre aqueles que purifica do pecado.” Sendo Rei fez-se servo para que pudéssemos ir ter com Ele no regresso à casa do Pai.
– Jónatas Figueiredo