Jesus é Tudo 29

Devocional Hebreus
Devocional Hebreus
Jesus é Tudo 29
A carregar
/

Devocional Hebreus

Leitura Bíblica

A Lei de Moisés é apenas uma sombra dos bens futuros e não a imagem exata dessas realidades. Nunca será capaz de tornar perfeitos aqueles que se aproximam de Deus por meio dos mesmos sacrifícios que se fazem continuamente, ano após ano. Se a lei o conseguisse, os que oferecem esses sacrifícios ficariam purificados de uma vez para sempre e já não se sentiam culpados de nenhum pecado. Nesse caso, os sacrifícios já não seriam oferecidos. Quem sentiria necessidade deles? Mas a verdade é que esses sacrifícios, ao serem feitos ano após ano, levam as pessoas a lembrar-se sempre dos pecados. Sim, porque o sangue de touros e de bodes nunca poderá perdoar os pecados. Por isso é que ao vir a este mundo Cristo disse a Deus: Não quiseste sacrifícios nem ofertas, mas formaste-me um corpo. Não gostaste dos animais queimados sobre o altar nem dos sacrifícios oferecidos para alcançar o perdão dos pecados. Eu então disse: Aqui estou, ó Deus! Vim para fazer a tua vontade, conforme está escrito a meu respeito na Sagrada Escritura. Quando Cristo disse: «Não quiseste sacrifícios nem ofertas; não te agradam as ofertas de animais queimados sobre o altar, nem sacrifícios para perdoar pecados», ele referia-se a ofertas exigidas pela lei. Depois acrescentou: «Aqui estou, para fazer a tua vontade.» Ele anula a primeira aliança para estabelecer a segunda. Jesus Cristo fez a vontade de Deus quando nos purificou do pecado por meio da oferta que ele fez de si próprio, uma vez por todas.

Hebreus 10.1-10 in Bíblia para Todos

Devocional

Sem Jesus não veríamos a Deus de forma desembaciada. Continuaríamos a mirá-l’O à distância e com muita poeira (a nossa, está claro) à mistura. A vida parecer-nos-ia repleta de sombras e seria impossível olhar o futuro com clareza.

Até porque os idos rituais religiosos apenas conseguiram transmitir uma pálida e nebulosa imagem da relação chegada que Deus sempre pretendeu estabelecer connosco. A repetição incessante de sacrifícios não só não resolveu a multidão de pecados, como demonstrou categoricamente a insuficiência de tal via de purificação.

Aliás, em vez do pecado ser erradicado acabava até por sobressair. Daí, não haver margem para dúvidas, só o sangue de Jesus tem poder para “perdoar os pecados.” A Sua obediência, expressa no diálogo com o Pai (“Aqui estou, para fazer a Tua vontade!”), desanuviou-nos a vista e a alma. “Jesus Cristo fez a vontade de Deus quando nos purificou do pecado por meio da oferta que Ele fez de Si próprio, uma vez por todas.”

Jónatas Figueiredo


Devocional Jesus é Tudo