Jesus é Tudo 23

Devocional Hebreus
Devocional Hebreus
Jesus é Tudo 23
A carregar
/

Devocional Hebreus

Leitura Bíblica

Realmente, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não era preciso substituí-la por uma segunda aliança. Mas Deus repreendeu o seu povo, como se vê por esta passagem da Sagrada Escritura: hão de vir dias, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e de Judá Esta aliança não será como a que eu fiz com os seus antepassados, no dia em que os tomei pela mão e os conduzi para fora do Egito. É que eles não cumpriram as condições dessa aliança, e eu então deixei de fazer caso deles, diz o Senhor. Esta é a aliança que eu farei com o povo de Israel, quando vierem esses dias, diz o Senhor. Vou colocar as minhas leis nos seus pensamentos, vou escrevê-las nos seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Nenhum precisará de ensinar os seus companheiros, nem sequer será preciso dizerem uns aos outros: «Conhece a Deus!» Porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno ao maior. Perdoarei as suas faltas com misericórdia e não me lembrarei dos seus pecados. Ora, ao falar de uma nova aliança, Deus tornou caduca a primeira. E o que caducou e ficou velho desaparecerá depressa.

Hebreus 8.7-13 in Bíblia para Todos

Devocional

Deus propõe-nos em Jesus uma amizade eterna. Um acordo assente no amor. Aliança essa que ou é incondicionalmente aceite ou liminarmente rejeitada. Não há cá lugar para discussão de condições, adendas extra ou largueza de compromisso. Tendo Deus tomado a iniciativa de restabelecer o diálogo, que nós próprios lamentavelmente interrompemos, cabe-nos o privilégio de Lhe responder afirmativamente.

Este é o Seu mais profundo desejo. Cuidemos, então, de não O defraudar. Convém, portanto, não cair no logro de julgar que por nosso empenho conseguiremos cumprir cada alínea dessa aliança. Importa perceber que tal só é possível se palmilhado sob a Sua graça. Mais, ao invés de procurar viver em obediência por medo ou obrigação, há que fazê-lo por devoção. O perdão que d’Ele recebemos catapulta-nos para um modo de agir semelhante.

Permitamos, pois, que Deus grave as Suas leis na nossa mente e as tatue no nosso coração. Aí não será preciso andarmos numa sangria desatada a apregoar desalmadamente que é urgente conhecer Deus, “porque todos O conhecerão, desde o mais pequeno ao maior.” Corroboremos com palavras o que pregamos com actos.

Jónatas Figueiredo


Devocional Jesus é Tudo