Jesus é Tudo 19

Devocional Hebreus
Devocional Hebreus
Jesus é Tudo 19
A carregar
/

Devocional Hebreus

Leitura Bíblica

Foi com o sacerdócio levítico que o povo de Israel recebeu a lei . Ora, se a perfeição se conseguisse por meio do ministério sacerdotal dos levitas, não seria preciso aparecer um sacerdote de outra ordem, à maneira de Melquisedec e não de Aarão. Porque quando há uma mudança no sacerdócio tem de haver também uma mudança de lei. Jesus, e nosso Senhor, a respeito do qual se diz isto, pertence a uma tribo diferente. Ninguém dessa tribo serviu alguma vez ao altar como sacerdote. Como é bem sabido, Jesus pertence à tribo de Judá; e Moisés nunca disse nada sobre esta tribo ao falar dos sacerdotes. O facto de que houve uma mudança de lei fica muito mais claro, uma vez que apareceu um sacerdote semelhante a Melquisedec. Este não foi feito sacerdote em conformidade com a lei sobre a linhagem física dos sacerdotes à maneira de Levi, mas pelo poder da sua vida imortal. É a respeito dele que a Sagrada Escritura afirma: Serás sacerdote para sempre, à maneira de Melquisedec. Portanto, a regra antiga fica sem efeito, por se ter mostrado incapaz e inútil. De facto, a Lei de Moisés não podia tornar nada perfeito. Veio-nos, porém, uma esperança melhor, que nos dá acesso à presença de Deus. Além disso, Jesus foi constituído sacerdote pelo juramento de Deus. Os outros tornaram-se sacerdotes sem juramento.

Hebreus 7.11-20 in Bíblia para Todos

Devocional

Qualquer pessoa que se queira chegar a Deus precisa de ajuda extra. Não se trata de uma mãozinha humana ou de um empurrãozinho religioso, antes do colo de Jesus. Só mesmo através d’Ele se consegue conviver intimamente com o Pai. Os sacerdotes terrenos não passam de facilitadores para que as pessoas interiorizem essa realidade espiritual.

Ainda que haja, com lamentável regularidade, exemplos de personagens que se pretendem substituir ao Salvador, a verdade porém é que apenas Cristo nos coloca de bem e em paz com Deus. Ele é o Amigo que nos faz amigos de Deus. Doutra forma ainda hoje andaríamos a tentar travar uma amizade com Deus por meio do cumprimento de regras e rituais.

Mas em Jesus “veio-nos uma esperança melhor, que nos dá acesso à presença de Deus.” Com Ele o medo de privar com Deus desapareceu e a Sua ternura realçou igualmente a do Pai. Agora percebemos que a única coisa que Deus quer é que voltemos a casa para nos acolher nos Seus braços.

Jónatas Figueiredo


Devocional Jesus é Tudo