Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Mas, embora falemos assim, queridos amigos, estamos certos de que as melhores coisas vos esperam, que têm a ver com a salvação. Ora Deus não é injusto. Não se esquece do vosso trabalho nem do amor que mostraram por ele, ao atenderem, como ainda atendem, às necessidades dos outros irmãos na fé. Fazemos ardentes votos para que cada um de vós mantenha a sua dedicação até ao fim, de modo que todos possam alcançar tudo aquilo que esperam. Não queremos que se tornem preguiçosos, mas antes que sigam o exemplo daqueles que, pela sua fé e perseverança, alcançam a herança que Deus prometeu.
Hebreus 6.9-12 in Bíblia para Todos
Devocional
Em momentos de hesitação ou perplexidade espiritual não há nada melhor do que ser encorajado de forma firme e amorosa. É importantíssimo estimularmo-nos mutuamente de maneira a não entorpecermos na fé. Mesmo que aqui e acolá haja alguma severidade e as palavras usadas assustem um pouco, isso é de longe preferível à ausência de alerta.
Até porque o que se pretende é o bem estar comum, ou seja, o domínio de Jesus em nós. Tratemos, pois, de nos avisar uns aos outros para que persistamos no trilho da cruz. Tanto mais que “estamos certos de que melhores coisas nos esperam, que têm que ver com a salvação.” Recordemos, especialmente nas alturas de desânimo e aridez, que Deus nos tem ouvido, valido e socorrido desde de lá detrás, pelo que continuará a fazê-lo por fidelidade a Si mesmo.
Mantenha “cada um de nós a sua dedicação até ao fim, de modo que possamos alcançar tudo aquilo que esperamos.” E caso surja algum surto de preguiça, toca a seguir o exemplo daqueles que não desgrudam de Deus. Imitemos-lhes a garra e corramos atrás da “herança que Deus prometeu.”
– Jónatas Figueiredo