Devocional Hebreus
Leitura Bíblica
Ora é impossível que aqueles que uma vez receberam a luz de Deus, participaram do Espírito Santo, experimentaram o gosto da palavra de Deus e sentiram as maravilhas do mundo do futuro, sim, é impossível que esses que abandonaram a fé sejam novamente trazidos ao arrependimento. É que eles crucificam de novo o Filho de Deus com as suas próprias mãos e expõem-no publicamente à injúria. São como a terra que absorve a chuva sempre que chove. Se essa terra produz plantas úteis aos que a trabalham, é abençoada por Deus. Mas se a terra apenas produz espinhos e cardos, então não presta para nada. Será amaldiçoada por Deus e por fim será queimada.
Hebreus 6.4-8 in Bíblia para Todos
Devocional
Há uma lista incomensurável de privilégios na vida cristã. Desfiá-los todinhos pode ser moroso mas é inegavelmente saboroso. Mesmo que não os enumeremos um a um, basta recordar três ou quatro deles para se ficar de coração cheio. Ser iluminado por Deus é do melhor que pode acontecer a qualquer ser humano.
Ver as trevas a dissipar-se na alma não tem preço. “Experimentar o gosto da palavra de Deus e sentir as maravilhas do mundo futuro”, idem, idem, aspas, aspas. Não existem vocábulos suficientes para retratar a alegria de começar a degustar a eternidade já deste lado. Daí, ser tão duro encaixar que exista gente a optar conscientemente por voltar as costas Àquele que coroaram em tempos como Salvador e Senhor das suas vidas.
Além de ser contranatura é uma anormalidade espiritual. A apostasia (“cair para o lado”, no que à fé diz respeito) é uma lamentável e grosseira excepção, à qual cada cristão deve ser alérgico. Para tal, mais do que debater a flor doutrinária a usar na lapela, da tulipa ao malmequer, importa assumir humildemente que somos cactos, cheios de espinhos, onde Jesus felizmente veio desabrochar.
– Jónatas Figueiredo