Jesus – Advento 2021

Capa da Reflexão do Dia de Natal
Advento
Jesus - Advento 2021
A carregar
/

Dia de Natal

25 de dezembro de 2021

Leituras

Nele estava a vida, vida que era a luz dos homens.
João 1:4 (BPT)

Que Deus, de quem vem a esperança, vos encha de toda a alegria e de paz na fé, para que essa esperança seja cada vez maior, pelo poder do Espírito Santo.
Romanos 15:13 (BPT)

É que um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. Deus colocou a soberania sobre os seus ombros. Os seus títulos são: Conselheiro maravilhoso, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da paz.
Isaías 9:5 (BPT)

E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados.
1 João 4:10 (BPT)

4 Alegrem-se sempre no Senhor. Repito, alegrem-se nele.
5 Sejam amáveis para toda a gente. O Senhor virá em breve. 6 Não se aflijam com coisa nenhuma, mas em todas as orações peçam a Deus aquilo de que precisam, com espírito de gratidão. 7 E a paz de Deus, que vai mais além do que nós podemos entender, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em união com Cristo Jesus.
Filipenses 4:4-7 (BPT)

1 Por essa altura, o imperador Augusto decretou que se fizesse o recenseamento de toda a população do império romano. 2 Foi o primeiro recenseamento quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam inscrever-se, cada um na sua cidade. 4 Por isso José partiu de Nazaré, na província da Galileia, e foi para a cidade de David que se chama Belém, na província da Judeia. Como José era descendente de David, 5 foi lá inscrever-se levando consigo Maria, sua noiva, que estava grávida.
6 Enquanto estavam em Belém, chegou o momento de Maria dar à luz. 7 Nasceu-lhe então o menino, que era o seu primeiro filho. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, por não conseguirem arranjar lugar na casa.
Lucas 2:1-7 (BPT)

Reflexão do Dia de Natal

Nos últimos quatro domingos, utilizámos a coroa do Advento para nos ajudar a recordar e concentrar na verdadeira razão pela qual guardamos o dia 25 de Dezembro para celebrar. Foi-nos recordado que a nossa salvação se tornou humana, em carne e osso. O nosso foco não foi apenas o momento do seu nascimento, mas também a Sua morte e ressurreição. Foi-nos recordado que devemos viver na expectativa do Seu regresso. Jesus é a luz do mundo e nada consegue impedir essa luz de brilhar na escuridão.

Hoje acendemos todas as velas da coroa do Advento. Acendemos a vela pela esperança, porque a esperança não é uma ideia, é uma pessoa, Jesus. Acendemos a vela pela paz, porque Jesus é o nosso Príncipe da Paz. Acendemos a vela do amor porque Jesus é o amor de Deus encarnado e nada consegue vencer este amor que Jesus tem por nós. Acendemos a vela da alegria porque Jesus nos traz alegria eterna. Hoje, dia de Natal, acendemos a vela que representa Cristo, enquanto celebramos a maravilhosa realidade de que Jesus – o Cristo, a luz do mundo, o nosso glorioso salvador e redentor – nasceu. Não acendemos esta vela para um bebé. Acendemo-la para o Salvador do Mundo. Acendemo-la para o Messias que veio uma vez e que prometeu vir de novo. Ele é a nossa única e derradeira fonte de esperança, paz, alegria e amor, nesta vida e na próxima. Ele é o salvador do mundo para o qual todas as Escrituras apontam. Um dia, Ele virá de novo para nos levar para o Seu reino, onde vamos desfrutar a vida com Ele para sempre.

Neste dia de Natal adoramos com ação de graças e oramos como milhões de pessoas antes de nós o fizeram. Vem, Senhor Jesus, vem!

Pai de amor, que revelaste a Tua luz gloriosamente através da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto acendemos as velas do Advento, recordamos o Seu nascimento e antecipamos o Seu regresso, agradecemos-te a luz da vida que entrou no nosso mundo despedaçado para trazer vitória sobre o mal, o sofrimento e a morte. Enche-nos agora com a luz do teu amor, para que possamos viver para a Tua glória, e, enquanto nos alegramos com o nascimento do Teu filho, que possamos adorá-lo, acolhê-lo e dar-lhe lugar nos nossos corações.

Ó vinde, e adoremos ao nosso Senhor! Ámen!

Connie Main Duarte


A cada domingo do Advento e no Natal vamos refletir sobre a primeira vinda de Jesus e o que isso representa para nós:

Esperança – Paz – Amor – Alegria – Jesus

Estas reflexões estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Advento 2021</strong> (em PT)

<strong>Advent 2021</strong> (in EN)