Devocional sobreVIVER
Leitura bíblica
Estou crucificado com Cristo. Por isso, já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim. E a minha vida presente vivo-a por meio da fé no Filho de Deus que me amou e deu a sua vida por mim.
– Gálatas 2:19b-20 (a BÍBLIA para todos)
Devocional
A pergunta que todos fazemos a determinada altura da nossa vida é: Quem sou eu? O que me define? Estas perguntas são difíceis e muitas vezes levamos anos a encontrar a resposta. Algumas pessoas, realmente, vivem a sua vida inteira sem a encontrarem.
Hoje falamos muito sobre a identidade de cada pessoa, olhamos para o que a torna única, diferenciada do outro ou para o que ela tenha que reclame como só seu.
Como seguidores de Jesus, temos a resposta para esta pergunta. Quem somos nós? Somos parte da família de Deus e temos uma identidade em Cristo.
Reconheço que “estar em Cristo” é uma resposta arrojada e que pode causar desconforto a alguns. A razão é que se a nossa identidade está em Cristo, por definição, não está em outra coisa qualquer.
Como seguidores de Jesus, pertencemos a Ele ao invés de nós próprios. É Deus que está no controlo e não eu. Paulo coloca isto de forma clara e poderosa em Gálatas 2.20. Ele escreve: “Estou crucificado com Cristo. Por isso, já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim.”
Vida em Cristo significa a morte da nossa velha vida. Como lemos em 2 Coríntios 5.17, somos “nova criação”. A nossa vida é alterada quando temos a nossa identidade em Cristo.
No entanto, se ao longo da nossa caminhada alterarmos o foco e o colocarmos em nós ou noutra coisa qualquer, a nossa identidade deixará de estar enraizada em algo que é de verdadeiro valor. Como cristãos, percebemos que o pecado é uma realidade que sempre nos desafia a alterar o foco, colocando-o no “eu” ao invés da identidade firmada em Cristo.
Descobrir e aprender o significado de ter a nossa identidade em Cristo toma-nos tempo e trabalho. Significa que devemos buscar incessantemente nas Escrituras lições de como devemos ser mais como Cristo; orar para que nos seja revelado este estilo de vida; investir tempo com cristãos mais maduros que são bons exemplos de vidas arraigadas em Jesus. Ser como Jesus é um processo contínuo que exige de nós disciplina e prática a cada dia.
Quem sou eu? “Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim.”
Ser filho de Deus e seguidor de Cristo são os pilares da minha identidade.
Eugene Peterson na sua paráfrase deste texto escreve:
“Eu identifico-me totalmente com Ele. De facto, fui crucificado com Cristo. O meu ego não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vós: não estou a tentar impressionar Deus. Agora Cristo vive em mim. A vida que vivo não é “minha”, mas é vivida pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás.”
A minha oração é que a cada dia a minha identidade esteja centrada em Cristo.
– André Mota
(locução de Ruben Loup Chama)
Leituras para a semana
- Génesis 1:27 (a BÍBLIA para todos)
- Colossenses 3:1-4 (a BÍBLIA para todos)
- 2 Timóteo 1:7 (a BÍBLIA para todos)
- João 1:12 (a BÍBLIA para todos)
- Romanos 8:28 (a BÍBLIA para todos)
- Efésios 1:7 (a BÍBLIA para todos)
- 1 Pedro 2:9 (a BÍBLIA para todos)
- 2 Coríntios 5:17 (a BÍBLIA para todos)
- João 15:15 (a BÍBLIA para todos)
O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19. Estes devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.